TV GC

Mondaí alerta para os cuidados com foco do mosquito da dengue

A Administração Municipal de Mondaí com o apoio de diversos setores está realizando uma campanha para conscientizar toda população, aos cuidados que devem ser tomados para combater o foco do mosquito Aedes Aegypti

Geral - 07/04/2017 11:44
A Administração Municipal de Mondaí por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com a Vigilância Sanitária e o Departamento de Combate à Vetores, está realizando uma campanha para conscientizar toda população, aos cuidados que devem ser tomados para combater o foco do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e do Zica Vírus.
De acordo com o Fiscal da Vigilância Sanitária Evandro Carlos Back, já foram encontrados vários focos do mosquito no município, e mesmo com a chegada do inverno, os trabalhos não podem parar. Ele cita alguns dos pontos aonde os focos foram encontrados, dentre eles estão: bairro Bela Vista com quatro focos, bairro Floresta com três focos, Centro com dois focos e bairro Capivara com cinco focos.
A Vigilância Sanitária espalhou “armadilhas” em vários pontos da cidade. Por meio desse método que foram descobertos os focos do mosquito. Back explica que as armadilhas consistem em pneus de moto preenchidos com água e pendurados em vários locais, após alguns dias, a equipe realiza a coleta dessas armadilhas para realizar a verificação, e descobrir se existe focos do mosquito naqueles locais. “Praticamente todos os focos foram pegos em armadilhas”, salienta.
O fiscal chama a atenção da população, para o fato de que, mais dois focos do mosquito foram encontrados sem as armadilhas, em depósitos de lixo, e solicita a conscientização da população para tomar as devidas precauções. Para conscientizar a população foi entregue folders nas escolas, com instruções para os devidos cuidados.
Nas últimas semanas os agentes da Dengue estão realizando o “Lira A”, que é um levantamento de índice, para constatar o grau de infestação que existe no município. O fiscal destaca alguns dos principais cuidados: atenção para a limpeza das calhas, verificar se estão no nivelamento adequado para que não haja acúmulo de água; verificar caixas d’água, se a tampa se encontra bem fechada; verificas os vasos de flores, ou qualquer outro recipiente que possa acumular água; averiguar terrenos baldios, onde podem haver depósitos de lixo.“Estamos tendo um cuidado extremo, precisamos da ajuda de todos, para que não haja infestação do mosquito no município”, destaca.


Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.