TV GC

Eduardo Gasparin assume o Departamento de Cultura

CULTURA O novo diretor de cultura, Eduardo Gasparin, assumiu o departamento no início de abril, e tem a pretensão de continuar valorizando as manifestações artísticas e culturais, que de certo modo expressam a diversidade cultural de Caibi

Geral - 17/04/2017 14:58
O novo diretor de cultura, Eduardo Gasparin, assumiu o departamento no início de abril, e promete dar continuidade aos projetos culturais e levar a cultura aos munícipes. O diretor menciona que o principal objetivo da pasta é organizar e difundir as ações culturais, valorizando principalmente as tradições italianas e alemã que são trazidas através da música e da dança, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos. 
Ele menciona que tem a pretensão de continuar valorizando as manifestações artísticas e culturais, que de certo modo expressam a diversidade cultural de Caibi. Além disso, pretende continuar preservando e valorizando o patrimônio cultural do município. “Espero poder contribuir com a continuidade da valorização cultural, atuando com muito esforço para atender às expectativas da comunidade”, declara.
Entre os trabalhos já iniciados, Gasparin cita o início às aulas de violão para crianças e o trabalho com o coral dos idosos e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com a orientação do professor Renato Brancher, além das aulas de dança e patinação com a professora Francis Leya Biasi. 
Ainda, o diretor comenta os trabalhos de um estagiário que auxilia na Biblioteca Municipal, da servidora Margrit Kaizer que auxilia nos trabalhos, ficando na coordenação de ornamentação da cidade. “Momentaneamente são essas as principais ações, até a contratação de novos profissionais”, afirma. Ele acrescenta que a partir do segundo semestre, novas opções de cursos e aulas estarão à disposição da comunidade.
Jornal Expresso d'Oeste / Eduardo Gasparin assumiu o Departamento de Cultura no início de abril 
Sobre as atividades a serem realizadas, o diretor refere a comemoração dos 52 anos de Caibi, onde no dia 11 de junho, acontece a festa da colonização em Linha Santo Antônio, primeira comunidade do município. “O setor de cultura, neste evento, fará um resgate histórico na área do esporte, valorizando os primeiros atletas e clubes esportivos do município”, declara.
Ainda está sendo organizado, para o mês de junho, a realização de uma campanha de incentivo à leitura, com uma promoção para os munícipes que retirarem seus livros, além daqueles que doarem obras para a biblioteca. Para o mês de setembro, será organizado o Festival da Canção Municipal, ainda em fase de planejamento. “Destaco que os melhores colocados neste festival, estarão participando da AgroCaibi, com suas apresentações”, informa o diretor, ressaltando que estão articulando e planejando novas oficinas e cursos para a comunidade, que estarão à disposição nos próximos meses.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
Segundo o diretor o Departamento de Cultura de Caibi está bem estruturado. Conta com uma biblioteca pública riquíssima, com inúmeros exemplares de livros à disposição da comunidade. Além disso, tem espaço para pesquisas escolares, o museu contem centenas de peças antigas, que resgatam e contam a história do município, além de um espaço físico amplo para as aulas e práticas de dança. Além disso, Gaspatin destaca que o Plano Municipal de Cultura foi aprovado no ano passado, sendo um documento importante que norteará o Departamento nos próximos anos. 
Na condição de diretor de cultura, Gasparin menciona que está em fase de planejamento e organização. Conforme ele o principal desafio é continuar atuando na preservação da cultura, dando condições e oportunidade para que as crianças e os jovens conheçam a história e principalmente preservem a cultura dos antepassados. “É tão gratificante para a comunidade, ver que um departamento se preocupa em mostrar uma dança ou um canto voltado à tradição italiana, por exemplo. Acredito que a partir do segundo semestre, com mais profissionais em diferentes áreas, estaremos dando sequência a um bom trabalho que já vem sendo realizado nos últimos anos, por toda a equipe”, afirma.

PERFIL
Eduardo Gasparin, tem 27 anos. É servidor público desde 2011, atuando como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal e com vocação para a área da comunicação e dos eventos. Formado em Enfermagem, atuou também como coordenador da atenção básica no município de Caibi, sendo convidado para a partir de abril, assumir o cargo de diretor do Departamento Municipal de Cultura, à convite do prefeito Elói José Líbano.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.