TV GC

São Carlos incentiva a coleta correta de óleo de cozinha

A Epagri de São Carlos em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente vêm discutindo e colaborando sobre o destino correto aos resíduos sólidos gerados no município

Geral - 12/05/2017 15:01
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de São Carlos em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente vêmdiscutindo e colaborando sobre o destino correto aos resíduos sólidos gerados no município.As responsáveis pelo projeto, Lilian Castelani e AngelaStockmannexplicam que o óleo proveniente de fritura apresenta um grande potencial poluidor quando descartado de maneira incorreta, um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água.
Elas alertam que o óleo usado pode ser reciclado de inúmeras maneiras, a principal delas seria a fabricação caseira de sabão. Por outro lado, a indústria hoje dá destinos diversos a este resíduo, como ração animal, adubos e até tintas e solventes.  No último mês,a Epagri e Secretaria de Agricultura firmaram um convênio com a empresa NutriSeara, que utiliza resíduos de óleo para fabricação de ração animal.
Após a parceria, foram implantadas três vasilhames plásticas de 200litros no município: na Escola Cardeal Arco Verde, na Escola Nicolau Gouverneuer e no Mercado Super Útil. A população deve entregar o óleo nestes pontos devidamente embalado em garrafas PET, plásticos ou vidros com tampa. O óleo será recolhido a cada 30 dias pela empresa, sem custos para o município.
As responsáveis pelo projeto incentivam a população a guardar o óleo e levar até os pontos de coleta, garantindo o destino correto.“O ideal é deixar o óleo ou a gordura esfriar, coar para retirar resíduos de alimentos e colocar nas embalagens. Reaproveitar embalagens como garrafas PET, vidros de conservas ou galões de vinagre e água são as melhores opções para o descarte”, explicam.
Conforme a necessidade outros pontos serão implantados, lembrando que se algum comércio de alimentos, como bares, restaurantes ou padarias tem interesse em destinar sua produção de óleos e gorduras, pode entrar em contato com a Epagri para que faça a solicitação.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.