TV GC

Arteterapia

Arteterapia

14/06/2017 13:51
Olá meus amigos!!!! Espero que todos estejam bem e felizes ....
Hoje daremos continuidade as terapias complementares que estão sendo introduzidas no SUS, e para essa edição vou falar sobre Arteterapia.
A Arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística. É uma forma de usar a arte como uma forma de comunicação entre o profissional e um paciente, buscando uma produção artística a favor da saúde.da saúde.
Sendo que essa técnica é transformadora . Sua função é possibilitar e promover mudanças com vista à integralidade do indivíduo e conseqüente melhora em sua qualidade de vida. Colaborando para a construção de um mundo onde a possibilidade de escolha, a liberdade  o respeito à singularidade sejam fatores chaves para a vida em comunidade. É acreditar que o ser humano pode viver de forma integral, respeitando seus próprios  limites e características e exaltando e orgulhando-se de seus talentos. É sonhar e trabalhar por uma sociedade mais cooperativa, saudável e feliz; pela humanidade no sentido estrito da palavra.
A arteterapia usa a atividade artística como instrumento de intervenção profissional para a promoção da saúde e a qualidade de vida, abrangendo hoje as mais diversas linguagens: plástica, sonora, literária, dramática e corporal, a partir de técnicas expressivas como desenho, pintura, modelagem, música, poesia, dramatização e dança.
Portanto a Arteterapia é destinada para todas as pessoas, sem distinção de idade, pois criar é preciso.
Agora vamos ver o que Arteterapia faz para melhor nossa vida:
Aliviar o estresse e ansiedade.
Complementar tratamentos de pacientes com depressão e ansiedade.
Organização de ideias.
Reduzir e re significar situações de medo.
Autoconhecimento e criação de recursos pessoais.
Potencializar habilidades e competências.
Para desenvolver autoestima.
Ser usada como ferramenta de resgate da intuição.
Estabelecer equilíbrio emocional.
Integração de corpo, mente e espírito.
Individualização.
Então meus amigos vamos criar nossa realidade fazer a vida valer a pena, pintar um quadro, dançar, escrever, encenar, enfim viver a criatividade que habita em nosso ser!!!!!
E para aprofundar o conhecimento indico que assistam ao filme Nise - O Coração da Loucura , nesse filme vocês vão ver como a arte revoluciona a vida !!!!!! 

Até a próxima e boa caminhada a todos....
´ Mesmo que com passos de formiga não deixem de caminhar`

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.