TV GC

Entidades elencam prioridades para o comércio das regiões oeste e extremo oeste CDL

CDL Chapecó recebe segunda reunião metropolitana da FCDL/SC

Geral - 26/07/2017 09:01
            Com o objetivo de debater sobre as demandas mais urgentes para o varejo catarinense, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) iniciou em 2017 ciclos de reuniões em 11 regiões metropolitanas do Estado. Peça segunda vez em Chapecó, o presidente da FCDL/SC Ivan Roberto Tauffer liderou a reunião metropolitana que engloba Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL’s) de Chapecó e do extremo oeste. O presidente da CDL Chapecó, Clóvis Afonso Spohr, foi o anfitrião e recebeu representantes de outras 43 CDL’s, além de prefeitos, integrantes de NDL’s e diretores distritais da FCDL/SC. 
         Na pauta estiveram questões voltadas a rodovias (BR 282 e 470), aduanas, tributos, telefonia e feiras itinerantes. “São assuntos que interferem direta ou indiretamente no comércio e que merecem uma atenção. Enfrentamos problemas bastante pontuais como, por exemplo, as feiras itinerantes que se instalam nos municípios e acabam absorvendo demandas com a comercialização de produtos sem fiscalização, essa situação reflete no comércio formal. Por isso, unimos forças com a Federação e demais CDL’s da região para elencar as prioridades para o setor e, juntos, buscarmos por melhorias”, observou Spohr.
         Algumas das demandas levantadas na primeira reunião metropolitana da região já começaram a ser atendidas. “A BR 282 tem uma previsão de aproximadamente R$ 153 milhões de recursos, recentemente recebemos a notícia de que pouco mais de R$ 50 milhões já foram liberados para melhorias. Isso representa um avanço importante e que trará reflexos positivos para o setor que terá mais facilidade no escoamento de produtos”, avaliou o presidente da FCDL/SC.
         Tauffer destacou como fundamental a união de forças entre o setor, poderes constituídos e órgãos competentes para a concretização dessas melhorias estimulando e acelerando a economia da região e, consequentemente, refletia positivamente no comércio. “Sozinhos não conseguiremos solucionar nenhum problema, mas juntos podemos trabalhar em favor do varejo catarinense”.
         O presidente salientou o expressivo potencial de produção das regiões oeste e extremo oeste com a presença de importantes agroindústrias. Para Tauffer, o corredor do milho também é uma importante ação para a região que necessita do insumo para a sobrevivência do setor primário. “Sem isso corremos o risco de perder grandes conglomerados agroindustriais para regiões mais ricas na produção do grão, situação que resultaria na perda de centenas de postos de trabalho diretos e indiretos e os reflexos seriam sentidos também no comércio. Nós, lojistas, somos os agentes que pulverizam a riqueza, realizamos o sonho de consumo das pessoas, captamos recursos e semeamos de volta na economia”. 
 


Fonte: MARCOS A. BEDIN
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.