TV GC

10 conselhos indispensáveis sobre saúde

Comer chocolate no meio da tarde? Tomar sol? Sim, você pode. Confira alguns conselhos sobre saúde que você sempre quis ouvir e que ajudam a viver melhor

Ciência - 09/07/2012 15:18 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Use salto alto, coma chocolate, tome café, pegue sol... Sabe aqueles conselhos que você sempre quis ouvir, mas achou que nunca iriam dizer a você? Eles podem, sim, te ajudar a viver melhor. Confira dez deles e veja como é possível manter a saúde em dia com prazer.

1. Suba no salto

Ficar em cima de um salto faz bem, sim. Desde que tenha uns 4 centímetros. "Isso previne varizes, aumenta a firmeza da panturrilha e dá a impressão de magreza", diz o médico Fabio Ravaglia, presidente do Instituto de Ortopedia e Saúde, em São Paulo. "Sapatos rentes ao chão causam dores no calcanhar", completa. Então, fique mais alta já. Melhor se escolher um modelo plataforma de bico redondo. Dica: abuse da moda das espadrilhas.

2. Deguste chocolate

Pode comer 30 gramas de chocolate meio amargo por dia sem se preocupar com a balança. "Uma barrinha tem só 170 calorias e possui substâncias antioxidantes que previnem o envelhecimento", diz a nutricionista Carolina Melilli, de São Paulo. Além disso, um estudo da Universidade Wayne State, nos Estados Unidos, mostra que o chocolate pode ajudar no crescimento muscular do mesmo modo que a corrida.

3. Tenha orgasmos

Mais uma razão para atingir o clímax: o orgasmo diminui o stress e pode aumentar a sua criatividade no trabalho. Pois é! Ao gozar, o corpo libera endorfina e oxitocina, hormônios que aumentam a sensação de bem-estar. "Depois de uma noite com orgasmo, fica fácil fazer uma tarefa complexa, já que você está mais relaxada e feliz", diz a ginecologista Carolina Ambrogini, da Unifesp.

Tomar café com moderação faz bem à saúde

4. Beba café

Se você não passa o dia sem tomar algumas doses de café, já está cuidando da saúde. Cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, dizem que a bebida previne contra câncer de colo de útero. Eles descobriram que mulheres que tomam de quatro a sete xícaras de café diariamente têm 25% menos chances de ter a doença em comparação com quem não coloca uma gota na boca.  

5. Coma à vontade

No café da manhã, comer bem é obrigação. Caso contrário, aquele pneuzinho que impede você de comprar um jeans 38 pode aumentar (ou nunca sumir). Carolina Melilli explica: "Depois de longas horas de jejum, o organismo produz cortisol, substância que ajuda na retenção da gordura abdominal". A arma para combater esse vilão é a proteína. Aposte num iogurte sem gordura e numa fatia de peito de peru logo cedo.

6. Braços tome sol

Arrumar meia hora antes de ir para o trabalho e ficar tomando sol tem outras vantagens que não o bronze: "A exposição auxilia a produção de vitamina D, importante para a absorção de cálcio e prevenção da osteoporose", diz o dermatologista Adilson Costa, professor da PUC-Campinas. Segundo o IBGE, 92% das brasileiras têm carência dessa vitamina. E o sol ainda tem mais um benefício: aumenta a imunidade.

7. Lote o seu iPod

Além de deixar você mais animada, a música pode ajudar o seu cérebro a lutar contra o envelhecimento. Ter contato com ela desde cedo faz com que problemas de memória e de audição sejam prevenidos, de acordo com um estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. Pode bombar o fone de ouvido ¿ só tome cuidado com a altura do som. O volume ideal é de 80 decibéis, quando ainda dá para ouvir a sua colega ao lado.

Invista em óculos escuros de qualidade

8. Use óculos escuros

Está louca por aqueles óculos caríssimos? Agora já tem motivo para sacar o cartão e correr até a loja: o acessório (com filtro UV) é indispensável para a saúde dos olhos. O sol pode causar doenças como câncer e danificar a retina - e as mulheres são mais suscetíveis a isso. Uma pesquisa do Healthy Sight Institute, dos Estados Unidos, mostra que nós temos até 50% mais chances de ter esses problemas do que os homens.

9. Pegue leve com o cérebro

Fazer hora extra e ficar em um emprego em que a pressão é enorme ataca a sua saúde mental - e causa depressão, stress e síndrome de burnout, esgotamento nervoso típico de quem está sendo exigido demais. No Brasil, houve um aumento de 20% dos afastamentos devido a esses casos em 2011, de acordo com o INSS. Está muito sobrecarregada? Negocie prazos e separe tempo para relaxar: vale um cinema depois de um dia cheio.

10. Caia na piscina

Nadar deixa as pernas definidas, os braços durinhos e ajuda a perder até 290 calorias em meia hora. Aí você vem com a desculpa: "Meu cabelo vai ficar horrível!" Não vai, não. Costa dá a receita: "Lave os fios com água abundante e use produtos específicos". Uma boa alternativa é colocar no nécessaire a linha Color Extend Sun, da Redken, que tem cremes, máscaras e xampus voltados para quem não abre mão do mergulho diário. 

Fonte: Mdemulher
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.