TV GC

Grande parte da população brasileira sofre de dor facial crônica

Essas dores podem estar relacionadas à Articulação Têmporo Mandibular (ATM)

Geral - 09/08/2017 10:02
Anualmente, milhões de pessoas no Brasil sofrem de sintomas que incluem cefaleia (dores de cabeça), dor a frente dos ouvidos, dor na região muscular de face e pescoço, estalidos /crepitação ao abrir e fechar a boca ou até mesmo travamento da mandíbula. Essas dores podem estar relacionadas à Articulação Temporomandibular (ATM), articulações essas que conectam a base do crânio a mandíbula e estão localizadas bilateralmente a frente dos ouvidos e possuem um disco articular entre as bases ósseas.
Segundo o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, as disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM) atingem cerca de 10 milhões de brasileiros, e de 5% a 10% dos casos diagnosticado têm a indicação de tratamento cirúrgico.
De acordo com o cirurgião buco maxilo facial e ortodontista Dr. Rafael Faccio, as ATM´s são as articulações mais complexas do corpo humano. Trabalham em grupo e podem fazer muitos movimentos diferentes, incluindo uma combinação da ação de rotação e translação (deslizamento), usadas na mastigação e fala. O disco articular, localizado entre o côndilo da mandíbula (cabeça da mandíbula) e a fossa articular (base do crânio), tem a função de amortecer a carga enquanto possibilita à mandíbula abrir amplamente e realizar movimentos. Qualquer problema que impeça esse complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos de trabalhar em conjunto de maneira adequada pode resultar em um distúrbio doloroso da ATM.
O cirurgião explica que a identificação da fonte da dor pode ser realizada por meio de um exame clínico minucioso, radiografia panorâmica e ressonância magnética. “Alguns problemas de ATM resultam de artrite, deslocamento e lesões. Essas condições podem causar dor e disfunção”.
Faccio ainda ressalta que os músculos que movimentam as articulações também estão sujeitos a lesões e doenças. Lesões na mandíbula/maxila, cabeça ou pescoço, e doenças como artrite podem resultar em alguns problemas de ATM.  Outros fatores importantes são à maneira como os dentes se encaixam (oclusão dentária), ou a hábitos para funcionais, sendo o principal o ranger/apertamento dos dentes, podendo causar vários tipos de distúrbios da ATM. Acredita-se que o estresse seja também um fator.
Esses distúrbios afetam principalmente mulheres em idade reprodutiva. Existem várias formas de tratamento. “O tratamento envolve uma série de passos que podem incluir exercícios de redução do estresse, relaxantes musculares, anti-inflamatórios específicos, fisioterapia, cirurgia para remover as aderências e inflamações e reposicionamento de disco articular”, finaliza Faccio.
 
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.