TV GC

Curso de Pedagogia: cresce a procura pela atividade de professor na educação infantil

Educação - 10/07/2012 11:01 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

O Curso de Pedagogia da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste e do Campus Aproximado de Maravilha formam profissionais na graduação, modalidade licenciatura. No campus de São Miguel o curso é oferecido para a comunidade desde 1991 e no Campus Aproximado de Maravilha desde 1999. Juntos, os cursos já formaram 960 profissionais. Os formados são capacitados para o exercício em atividades como assessorias pedagógicas, docência, gestão pedagógica, apoio ou coordenação em escolas da rede municipal, estadual ou particular.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia de São Miguel, professora Giovana Maria Di Domenico Silva, as áreas de atuação para o profissional em pedagogia são as mais diversificadas e o grande nicho a ser explorado hoje é a Educação Infantil, por se tratar de uma área em crescente expansão “especialmente em função da ampliação da rede de educação infantil. Percebemos nos municípios ampliações significativas de espaço para creches, e quem ocupa estes espaços são os pedagogos”, afirma.

Segundo a professora, ser pedagogo implica em ter espírito investigativo e se perceber como um sujeito que está em constante aprendizado. “Quem percebe isso está mais disposto a ensinar, a buscar, a ter e entender que ser professor implica em uma formação continuada”, relata.

Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia do Campus Aproximado de Maravilha, professora Dilva Bertoldi Benvenutti, o mercado de trabalho quer profissionais com boa formação. Ela salienta que um profissional deve ser criativo, comprometido e que saiba lidar com as diferenças. “O mercado quer um profissional que se coloque a disposição para ajudar a dirigir a escola e que saiba trabalhar com pais e enfrentar os dilemas éticos da profissão, além de administrar sua própria formação continuada”, explica.

Estágios

Os estágios no curso de Pedagogia, tanto do Campus Aproximado de Maravilha quanto do campus de São Miguel, iniciam a partir do 5º semestre. Para a coordenadora, os estágios são formas para possibilitar que o acadêmico atue na própria comunidade. “O interessante é que eles realizam o estágio com a possibilidade de optar por desenvolvê-lo na própria comunidade. Por exemplo, um acadêmico que mora em São José do Cedro, poderá optar por desenvolver estágio em alguma rede de ensino daquele município. Essa é uma forma de extensão e retorno que o curso dá a comunidade através de suas práticas e ações”, afirma.

Segundo a professora Dilva, “além dos estágios em entidades educacionais, temos uma turma com 20 acadêmicos de Maravilha e São Miguel que estão dando andamento a projetos de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A Unoesc ainda incentiva projetos nas modalidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)”, informa.

Escolha

Jaqueline Lippert e Sandra Lippert Frozza, afirmam que escolheram cursar Pedagogia na Unoesc por se sentirem identificadas com a área e por acreditarem na educação. “A pedagogia é uma profissão gratificante, pois somos parte importante no crescimento e desenvolvimento da criança, além disso, buscamos conhecimento que irão auxiliar também na educação dos nossos filhos. É importante mencionar que a família sempre apoiou nossa escolha”, contam as acadêmicas do curso.

Segundo as jovens a escolha pelo curso também foi considerada por uma universidade que apresentasse qualidade, corpo docente qualificado e boa estrutura, “quanto a Unoesc, uma universidade de qualidade, foi a valorização dos encontros presenciais pelo qual o curso é reconhecido; pela ótima qualidade do corpo docente; pelo fácil acesso a toda a estrutura e também pela questão das bolsa nas diversas modalidades para o acesso ao ensino superior, tudo isso foi decisivo e nos possibilitou a continuidade no curso sem comprometer o orçamento”, afirmam as estudantes.

Para a coordenadora Giovana Maria Di Domenico, entre as gratificações que a pedagogia traz está a estabilidade, efetivação, os concursos e principalmente na beleza da profissão. “Ser professor é desenvolver uma ação bonita, pois você está sempre lidando com o que tem de mais novo nas pessoas. O contato com crianças permite que a gente não envelheça”, diz Giovana, sobre a carreira profissional, especialmente na área da Educação de crianças.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.