TV GC

Videogame em excesso pode causar doença do olho seco

Doença crônica, o olho seco é caracterizado pela diminuição ou alteração da produção da lágrima

Ciência - 10/07/2012 15:21 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Com as férias, aumenta o tempo livre para o videogame e o computador. Esta ação, tão natural nos dias de hoje, pode levar as crianças a piscarem menos que o necessário para a correta lubrificação dos olhos, o que pode levar aos sintomas de uma doença crônica que vem atingindo cada vez mais a população mundial: o olho seco.

Os sintomas são de ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente do computador e olhos embaçados ao final do dia. Se detectada no início, a doença pode ser controlada, mas deixá-la sem tratamento pode acarretar danos a córnea e a conjuntiva com o aparecimento de lesões.

O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade e/ou má qualidade da lágrima. Este distúrbio no filme lacrimal e na superfície ocular pode produzir áreas secas sobre a conjuntiva e córnea.

Uma dica para evitar os sintomas da doença é lembrar de piscar, o que as crianças não fazem, na quantidade que o olho precisa, diante de um videogame.

— O ideal é incentivar as crianças a dividirem seu tempo entre o computador e as atividades ao ar livre. Se isso parece difícil, experimente fazê-las piscar entre um alvo e outro — brinca o Dr. André Berger, oftalmologista diretor da APOS, Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco, uma associação sem fins lucrativos que e tem como objetivo principal a conscientização da população brasileira sobre a existência da doença.

A doença do olho seco afeta cerca de 30% da população em todo o mundo. Muitas pessoas sofrem desnecessariamente porque não sabem que o problema tem solução, são incorretamente diagnosticadas ou não chegam a receber um tratamento adequado. Um diagnóstico correto com tratamento adequado pode ajudar o paciente a ter uma melhor qualidade de vida.

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.