Geral
09/10/2017 15:37 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Ações conscientes são os pilares da sustentabilidade Ações conscientes são os pilares da sustentabilidade

Debater os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e como as organizações públicas e privadas podem contribuir com essas práticas. Esta foi a proposta do Seminário de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, realizado nessa semana, pelo Comitê Local Nós Podemos Chapecó, composto pelas seguintes entidades e empresas: Instituto Unimed SC - filial Chapecó, Unimed Chapecó, Hemosc Chapecó, Programa Oficina Educativa Verde Vida, Cooperchap, Servioeste, Amosc, AIESEC, Multi Cantina, Secretaria Municipal da Cultura e Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDE).
O encontro ocorreu em dois momentos e contou com palestras e oficinas de disseminação dos ODS. No período da tarde participaram professores, estudantes e profissionais da área da educação e à noite participaram empresários, entidades e comunidade.
A programação contemplou palestras da diretora executiva do Prosperitate Consultoria, Andréia Amorin, que também faz parte do Movimento Nós Podemos SC. Em suas considerações, ela destacou ser necessário pensar no planeta não apenas como nossa casa, mas também das gerações futuras. Indagou qual futuro gostaríamos de deixar e que atitudes e ações conscientes são os pilares da sustentabilidade. “Esse é um movimento para a sociedade civil e organizada entender sua contribuição no desenvolvimento e na importância de adotar boas práticas, bem como conhecer os 17 objetivos propostos pela ONU para internalizá-los e estabelecer metas para os próximos 15 ou 20 anos.”
A palestrante reforçou a importância do movimento e da adesão do maior número de pessoas e organizações signatárias no movimento que é referência Estadual, composto por 170 instituições e que vem se consolidando com o propósito de estimular a incorporação de práticas sustentáveis nas organizações.
A iniciativa, também contou com apresentação do case do Programa Oficina Educativa - Verde Vida pelo diretor, Odair Balen, que desenvolve trabalho com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social com foco para o fortalecimento de vínculos, a convivência educativa e o desenvolvimento de atividades na área ambiental.
Ao colaborar com o debate, Balen caracterizou a sustentabilidade como um processo que envolve a área ambiental, econômica, social, cultural e política. “Entendo que esse seminário é importante para sensibilizarmos a comunidade de Chapecó, especialmente os educadores, para levarem os conceitos para as escolas visando construir uma geração melhor,” destaca o diretor  que acrescenta ainda a necessidade de zelar pelo equilíbrio do planeta. O evento encerrou com palestra do empresário Nelson Akimoto (Nord Eletric) que abordou o case de sua empresa, a qual tem a gestão pautada no tripé da sustentabilidade - social econômica e ambiental. Akimoto relatou a trajetória da empresa, as causas que endossa e a transparência a partir de uma cultura organizacional compartilhada que objetiva atender as metas mundiais. Socializou o envolvimento da Nord com a comunidade em que está inserida e o retorno positivo que essas escolhas trazem para os Chapecoenses.
A assistente social do Instituto Unimed – Filial Chapecó, Juciele M. Wrublewski, lembra que a cooperativa médica abraçou o movimento dos Objetivos do Milênio (ODM) em 2009. Desde então, e com as novas 17 metas lançadas em 2016 (ODS), foram realizados círculos de diálogos, eventos de municipalização, o que resultou na criação do Comitê Local – coordenado inicialmente pela Unimed Chapecó até final de 2016. “Nosso desafio é continuar trabalhando para fortalecer a disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tanto nas empresas, poder público, sociedade civil organizada e nos indivíduos, pois a mudança positiva está em cada um de nós. Somos parte do planeta e responsáveis pelo futuro dele. Temos também a intenção, enquanto comitê local de trazer novos signatários para o movimento em prol aos ODS, tanto de pessoas físicas, quanto de jurídicas”, conclui. 
Atualmente, são coordenadores do Comitê Local, o Hemosc, a Multi Cantina e o Verde Vida.

 

Galeria de fotos

Fonte: MARCOS A. BEDIN

Leia também...