TV GC

Câmeras de vídeo-monitoramento são instaladas em Cunha Porã

Em Cunha Porã serão instaladas dez novas câmeras de vídeo-monitoramento que serão colocadas em pontos estratégicos da cidade, prometendo trazer maior segurança aos munícipes

Geral - 27/10/2017 15:09
Cunha Porã 

O programa Bem-te-vi de vídeo-monitoramento urbano, elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina, está em funcionamento há cinco anos, em pelo menos 115 cidades catarinenses e o investimento é superior a R$ 14 milhões, somente na compra de equipamentos e colocação dos pontos. Desta vez, o beneficiado com o programa foi o município de Cunha Porã, com dez novas câmeras de vídeo-monitoramento que serão colocadas em pontos estratégicos da cidade, prometendo trazer maior segurança aos munícipes.
            Segundo o sargento da Policia Militar de Cunha PorãEliseu Inácio Schleibler, a implantação das novas câmeras significam um grande avanço para a cidade que finalmente tem acesso ao projeto, que iniciou nas cidades maiores. O município já conta com outras cinco câmeras, onde destas, três foram provenientes do fundo judiciário, além da central, e as outras duas adquiridas pela Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial Industrial Serviços e Agronegócios de Cunha Porã“CDL/Acisa-CP). “Nós percebemos que apenas com essas cinco câmeras que já estão em funcionamento há algum tempo, o índice de criminalidade e violência teve uma redução significativa perto dos pontos vigiados, agora com estas novas câmeras os resultados tendem a melhorar”, conta Schleibler. Somando as câmeras já fixas na cidade mais as câmeras a serem instaladas, o município totalizará 15 pontos distintos de vigilância por vídeo-monitoramento, tornando assim um destaque na região.
            As câmeras são utilizadas principalmente para o monitoramento da segurança pública, para fins investigativos, mas também no auxílio a pequenas infrações no trânsito podendo gerar multas, como por exemplo, quando o motorista fala ao telefone celular ou algum ocupante do veículo está sem cinto de segurança.A PM é a responsável pelo monitoramento que é feio na central junto ao batalhão. “Agora estamos mais focados no monitoramento da segurança pública, mas futuramente com as novas câmeras, a ampliação e reforma da sala o controle será completo”, explica.
            A instalação das novas câmeras que tem rotação de 360 graus e alcance de quase 500 metros, será feita em pontos específicos do município, “foi uma tarefa complicada, mas considero que foi bem realizada, escolhemos pontos estratégicos suscetíveis a ações suspeitas”, explana Schleibler. Para a realização do projeto à ajuda da prefeitura municipal foi fundamental, que assinou um convênio com a SSP.
Schleibler enfatiza a importância da tecnologia, a PM já há algum tempo vem utilizando o Sistema Mobile onde as PM’s estão equipadas com um Kit de Tecnologia Móvel, que é composto por um tablet e uma impressora térmica portátil, adaptados ao veículo. “Isso facilitou muito nosso serviço, foram criadas centrais regionais onde caem as ligações do 190 e estas através do sistema criam um protocolo e encaminham com agilidade ao agente que recebe tudo através do tabelt, podendo atuar diretamente no chamado. Nossa central é localizada no município de Maravilha e até agora o sistema funcionou perfeitamente”, finaliza.
            Projetos como estes são importantes e marcam um novo modo de atuação da polícia dentro do município proporcionando uma melhora significativa nos serviços prestados.




Fonte: Equipe Oeste Notícias
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.