TV GC

Cirurgiões dentistas explanam sobre os avanços da Odontologia

Para comemorar o Dia Nacional do Dentista, celebrado no dia 25 de outubro, a reportagem do Jornal Expresso d’Oeste conversou com os cirurgiões dentistas de Palmitos os quais abordaram os avanços da profissão nos últimos anos

Geral - 27/10/2017 15:23
Palmitos 

O Dia do Dentista Brasileiro é comemorado anualmente no dia 25 de outubro.A data celebra o profissional dedicado aos cuidados e saúde da boca humana, tratando desde cáries a problemas mais graves. Além disso, o dia é dedicado a conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal. 
Tudo iniciou no dia 25 de outubro de 1884, o Decreto de Lei nº 9.311, criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Muitos anos se passaram desde então, e com eles aos poucos foi se evoluindo na área. 
Para explanar a respeito dessa data, a reportagem do Jornal Expresso d’Oeste conversou com profissionais de Palmitos, os quais abordaram os avanços da profissão nos últimos anos. A cirurgiã dentista, Diana Maria Picon, atua há nove anos no mercado, afirma que os avanços na área da odontologia são expressivos. Ela cita, como exemplo, a especialidade de implantodontia, onde há uma década atrás as pessoas procuravam atendimento odontológico para extrair os dentes e colocar as próteses totais. “Estas muitas vezes não paravam, incomodavam, e hoje, já temos desde o enxerto de osso até a colocação de implantes imediatos, dependendo do caso”, observa.
Segundo Diana, com o passar dos anos e o avanço tecnológico, os procedimentos realizados estão cada vez menos invasivos, muitas pesquisas são feitas, a nível mundial para que a Odontologia seja cada vez mais satisfatória. “Não temos como prever de como será a odontologia na próxima década, o que almejamos, é a conscientização, principalmente em relação as nossas crianças, da importância da prevenção. Acredito, e na minha experiência clínica diária, vejo que os pais/responsáveis estão cada vez mais cedo trazendo as crianças para uma avaliação, fato que antigamente isto não ocorria. Nas escolas também, os alunos recebem informações de professores, são assistidos muitas vezes por um profissional da rede pública e até mesmo a facilidade com os meios de comunicação como exemplo o ‘google’, são fatores que auxiliam a manutenção de uma boca saudável”, reconhece. 
Em relação a tecnologia na odontologia, a cirurgiã alega que existem mais equipamentos que auxiliam no diagnóstico da doença cárie. “Posso citar como exemplo, a câmera intra-oral, que é um dispositivo que chega a ampliar em até 60 vezes as imagens intra-orais. Outro equipamento top de linha é o raio-x digital, este nos auxilia na digitalização das radiografias que realizamos dos pacientes, onde passamos a imagem direto para o computador, evitando perdas e alterações de imagens ao longo dos anos”, cita.
Para Diana, o ‘custo’ desses avanços é um ponto que necessita ser melhorado na odontologia. Segundo ela, a maioria dos equipamentos e materiais lançados no mercado são importados, ou seja, o valor pago para poder oferecer essa tecnologia aos pacientes também será oneroso.
  De acordo com a profissional, que atua também na rede pública, a saúde bucal pública tem um programa voltado a prevenção bucal, onde os dentistas da Unidade de Saúde da Família, passam nas escolas e creches, fazem uma triagem, avaliam a cavidade bucal das crianças, muitas vezes aplicam flúor e caso houver necessidade devem encaminhar aUnidade Básica de Saúde (UBS) para tratá-las.  “Ninguém gosta de sentir dor, então, é inadmissível nos tempos de hoje uma criança, por exemplo, aparecer no consultório com a cavidade oral cheia de cáries, dentes para serem extraídos, pois não tem mais como recuperar”, declara
Por fim, a profissional destaca o quão gratificante é a profissão de dentista e o quanto de que ela pode fazer a diferença na vida e saúde das pessoas. “Essa profissão é muito gratificante, pois lidamos com o ser humano, não lidamos só com a boca. Uma das minhas maiores alegrias é quando um paciente novo procura o nosso atendimento porque o seu amigo ou parente enfim, indicou. Isto significa que aquele foi bem acolhido e prestigiou todo o nosso empenho, não só como profissionais, mas sim, como pessoa, como ser humano. E quando as pessoas nos agradecem pelo atendimento, por mais difícil que possa ter sido tecnicamente, ficamos gratos por termos escolhido essa belíssima profissão”, finaliza.

Os avanços na área estética da odontologia 

Na odontologia a área que mais evolui é a da parte estética com as lentes de contato dentais e laminados cerâmicos e a área de reabilitação com os protocolos sobre implantes

Para celebrar a data, a reportagem conversou com a cirurgiã dentista Andressa Benvenutti que está no mercado há mais de três anos. Sobre os avanços na área, ela reconhece que há alguns anos os tratamentos eram pouco conversadores e se extraia muitos dentes, tanto pelas reduzidas ofertas de materiais no mercado quanto em tecnologia e instrumentais. “Vejo a Odontologia avançar a cada ano em materiais, com técnicas cada vez menos invasivas e com exames para diagnósticos cada vez mais precisos”, declara a profissional, ressaltando que hoje existem biomateriais de alta tecnologia para os procedimentos que necessitam de correção de falhas ósseas, com enxertos e protocolos imediatos. “Além disso hoje se aborda os conceitos de educar o paciente para que ele possa atingir uma boa saúde bucal e conservar seus dentes ao longo da vida”, afirma.
Segundo Andressa, na odontologia, área que mais evolui é a da parte estética com as lentes de contato dentais e laminados cerâmicos e a área de reabilitação com os protocolos sobre implantes. “Em 10 anos com certeza essas áreas estarão cada vez mais digitais. Hoje já existe muitas novidades na áreas porém pouco acessíveis, como a tecnologia CAD/CAM e Odontologia 3D que possibilitam a confecção de dentes previamente projetados em computador. Softwares que permitem a projeção de dentes personalizados para atender as necessidades de cada paciente com escaneamento intraoral e planejamento digital do sorriso”, informa. 
A cirurgiã reconhece que a atenção dada a estética hoje está cada vez maior, não só estética dental, como também para procedimentos como botox e preenchimentos faciais que hoje são realizados por dentistas. “São áreas que estão crescendo a cada dia”, frisa.
Para Andressa, a odontologia é uma profissão “linda e gratificante, pois é possível devolver além de dentes, autoestima, qualidade de vida e saúde. Sou muito feliz na profissão”, finaliza.

“Ser dentista é mais do que cuidar da saúde das pessoas” 

A GN Clínica Integrada de Odontologia de Palmitos conta com uma equipe de profissionais que atuam há mais de 10 anos no mercado. Segundo o profissional, especialista em implantodontia Cristian Nonnemacher a odontologia é uma área que está em constante mudança e a cada dia surgem novas técnicas. “Diferente de 10 anos atrás, hoje buscamos atender o paciente de forma integral, proporcionando saúde, estética e um estado de bem-estar completo”, afirma.
Ele menciona que a introdução dos implantes na práticaodontológica tornou possível a reabilitação de pacientes desdentados, total ou parcialmente, de forma adequada e confortável. “Os procedimentos estão cada dia menos invasivos, como por exemplo com um desgaste muito pequeno, somente numa fina camada de esmalte do dente conseguimos fazer ás desejadas lentes de contato dental, que trazem estética e corrigem imperfeições no formato e na cor do dente. Hoje na Clínica GN contamos com a tecnologia do CAD-CAM que é o sistema mais avançado para esses procedimentos, com ele conseguimos um tratamento rápido, previsível e de extrema qualidade”, declara.
Com relação as mudanças ocorridas na odontologia nas últimas décadas, Nonnemacherobserva que a prevenção ganhou destaque e o indivíduo passou a ter mais acesso aos serviços públicos de promoção a saúde bucal. “A saúde é um estado de bem-estar completo: físico, mental e social, não meramente a ausência de doença e enfermidade. Isso significa que além do paciente querer estar sem dor ou desconforto
bucal, ele busca uma harmonização facial com dentes mais estéticos, com sua gengiva mais saudável, com a aplicação de botox, com a cirurgia de bichectomia para dar um contorno mais bonito a sua face. Então hoje quando falamos em odontologia nós pensamos muito além de somente os dentes”, reconhece. 
Por fim, o profissional afirma que “ser dentista é mais do que cuidar da saúde das pessoas, é garantir o sorriso delas: a expressão humana que traduz a felicidade”. A GN Clínica Integrada de Odontologia proporciona atendimentos em várias áreas na odontologia, com a especialista em ortodontia, Aline Parisoto Nonnemacher, e com o cirurgião dentista Fabiano Frozza Gottems. 


Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.