TV GC

Mais de 5300 produtores rurais serão capacitados gratuitamente pelo SENAR/SC

Mais de 5300 produtores rurais serão capacitados gratuitamente pelo SENAR/SC

Geral - 06/11/2017 11:04

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), oferece mensalmente aos produtores, trabalhadores e empreendedores rurais a oportunidade de se qualificar em diversas áreas de forma gratuita. No mês de novembro, serão ofertados 332 treinamentos nas mais diferentes cadeias produtivas, beneficiando cerca de 5.312 profissionais do meio rural.
A intenção, de acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR José Zeferino Pedrozo, é aprimorar a gestão das propriedades rurais garantindo o nível de excelência. “Com a qualificação, consequentemente aumentam as chances de elevar a rentabilidade dos produtores”, complementa.
Para participar, os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. Os treinamentos podem ser acessados no site do Senar/SC (www.senar.com.br) com as especificidades de carga horária, local e data de realização.
            CURSOS EM NOVEMBRO
Na região Norte será oferecido o curso de Motosserra – Operação e Manutenção no Corte de Árvores, no período de 06 a 08, em Monte Castelo. Em Itaiópolis, ocorrerá o treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos, de 08 a 10.  Do dia 09 ao dia 13 em Papanduva está programada a capacitação sobre Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho Rural. Processamento de Carne Suína é o curso previsto para Major Vieira nos dias 13 e 14. Entre os dias 27 e 29 a qualificação em Produção Caseira de Pães e Biscoitos ocorrerá em Três Barras. De 30 de novembro a 1º de dezembro está previsto o treinamento sobre Cultivo de Plantas Medicinais em Joinville.
            Para a região do Vale do Itajaí está programado o curso de Culinária de Peixes e Frutos do Mar, nos dias 06 e 07, em Navegantes. Fluxo de Caixa na Atividade Rural é o treinamento que será oferecido no dia 13 em Apiuna. Em Ituporanga ocorrerá a capacitação sobre Instalação e Manutenção de Redes Elétricas, nos dias 20 e 21. Nos dias 21 e 22 está previsto o curso de Aumento na Produtividade do Mel em Vidal Ramos. Em Benedito Novo a qualificação será sobre Piscicultura, no período de 24 a 27. Operação e Manutenção de Roçadeira é o tema do curso marcado para Guaramirim nos dias 28 e 29.
Para a região Sul está programado o curso sobre Processamento de Carne de Frango, dias 06 e 07 em Rio Fortuna. Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Agroindústrias é o tema da capacitação oferecida em Imaruí nos dias 07 e 08. Dias 08 e 09 será ofertado treinamento sobre Formas Associativas no Meio Rural em Palhoça. Anitápolis receberá treinamento sobre Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos nos dias 13 e 14. Nos dias 21 e 22 ocorrerá o curso Turismo Rural – Acolhida no Meio Rural, em Garopaba. Inclusão Digital Rural será tema de qualificação em Balneário Arroio do Silva nos dias 29 e 30.
            A região da Serra Catarinense receberá o curso de Primeiros Socorros em Alfredo Wagner nos dias 07 e 08. Em Bom Retiro será ofertado o treinamento de Jardineiro nos dias 08 e 09. Dias 09 e 10 ocorrerá a qualificação em Confeitaria na cidade de Anita Garibaldi. Emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) será o tema da capacitação oferecida em São José do Cerrito no dia 14. Em Bocaina do Sul haverá curso sobre Derivados do Leite nos dias 20 e 21. De 27 a 28 ocorrerá treinamento na área de Fruteiras Perenes – Operação de Empilhadeiras em São Joaquim. Em Painel, de 28 a 1º de dezembro, está prevista capacitação sobre Artesanato de Costura em Tecidos.
            No Meio Oeste a programação conta com curso de Artesanato em Pintura em Herval D’Oeste entre os dias 06 e 09. Nos dias 07 e 08 o treinamento de Criação de Abelha Rainha será realizado em Erval Velho. De 08 a 10 está previsto o treinamento em Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção em Água Doce. Em Joaçaba, acontecerá o curso de Inclusão Digital Rural – Informática Básica, nos dias 09 e 10. Rio das Antas realizará capacitação para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural no dia 13. Em Calmon será oferecido curso sobre Manejo de Colmeia nos dias 23 e 24.
Para a região do Oeste haverá cursos na área de Colheitadeiras Automotrizes – Operação e Manutenção, de 06 a 08 em Ipirá. Também será realizado treinamento em Derivados de Leite de 08 a 09 em Formosa do Sul. Confeitaria é o tema da capacitação em Coronel Martins nos dias 13 a 14. Em Ipumirim o curso será sobre Fluxo de Caixa na Atividade Rural no dia 14. Dias 21 e 22 ocorrerá o curso sobre Aproveitamento Integral de Alimentos em Abelardo Luz.  Nos dias 23 e 24 o curso de Cultivo Protegido de Hortaliças ocorrerá em Bom Jesus.
            Entre as qualificações previstas para o Extremo Oeste estão a de Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção de, 06 a 08, em Mondai. De 07 a 09, Novo Horizonte receberá a capacitação em Bordado com Patcholagem. Em Águas Frias, nos dias 08 e 09, ocorrerá o curso sobre Aumento da Produtividade do Mel. Nos dias 13 e 14 está programado o treinamento sobre Implantação e Manejo de Pastagens em Jupiá. Em São Miguel do Oeste, o Transporte do Leite será tema de qualificação no dia 14.  De 27 a 1º de dezembro está previsto curso sobre Doma Racional de Equídeos em Dionísio Cerqueira.
 
 
 
 


Fonte: MARCOS A. BEDIN
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.