TV GC

Leite é tema de importantes audiências em Brasília

Leite é tema de importantes audiências em Brasília

Geral - 09/11/2017 13:57
A Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura oficializou na última semana a abertura do mercado japonês para o leite e produtos lácteos do Brasil. Em destaque na Tribuna da Câmara pelo deputado federal Celso Maldaner, o assunto rendeu elogios às negociações, mas também criticas isso porque o Ministério da Agricultura anunciou a retomada da importação do leite em pó do Uruguai.
 Para o deputado, a abertura do mercado japonês serve de alivio financeiro aos produtores, porém a retomada das importações do produto Uruguaio tem gerado novas preocupações. O assunto foi tema de importante reunião com o Ministro Blairo Maggi e integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária e também da Bovinocultura de Leite à qual Maldaner é coordenador. Os parlamentares cobraram medidas e incentivos para combater a crise que assola milhares de produtores, em especial os pequenos. “A abertura do mercado japonês é um alivio para os produtores, porém continuam ameaçados pelo produto uruguaio, é preciso dificultar a entrada de produto estrangeiro no país, visto que temos condições de produzir sem que falte na prateleira do consumidor, e isso vale para outros itens produzidos no Brasil” explicou.
 Durante audiência no final tarde da terça-feira (7), o ministro explicou que em visita técnica feita pelo Ministério ao país vizinho foi constatado que o leite em pó uruguaio não oferece risco sanitário, visto que a suspensão se havia dado por suspeitas da procedência do produto. Maldaner disse que o ministro entende a preocupação dos parlamentares e dos produtores, porém sentiu a pressão governamental e recuou da decisão.
 Nesta quarta-feira (8), em reunião no final do dia com a Presidência da Câmara, ficou decidido pela criação de uma comissão externa envolvendo parlamentares, técnicos do ministério e membros do setor (produtores e indústria) para buscar outros caminhos de sanar a crise.
 
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.