TV GC

Oeste se destaca em novo Diretório Estadual do PSDB

Em convenção histórica diante de mais de 2 mil tucanos em São José, Deputado Marcos Vieira foi reeleito para comandar o partido até 2019. Lideranças da região ocupam mais de 30% das posições de destaque na nova configuração tucana

Geral - 16/11/2017 11:29
Em um dia histórico para os tucanos de Santa Catarina, mais de 2 mil filiados lotaram o Hotel Golden, em São José, para em uma convenção com muita festa elegerem o novo Diretório Estadual e também a nova Executiva Estadual. Por aclamação, o Deputado Marcos Vieira foi reeleito para seguir conduzindo o partido até 2019, formando uma Executiva de consenso com as principais lideranças tucanas do Estado.
O PSDB do Oeste está muito bem representado na nova configuração do PSDB catarinense. Das 140 vagas de titulares e suplentes no Diretório Estadual, 44 são de lideranças da região, o que dá mais de 30% de representatividade.
Sem contar o presidente Marcos Vieira, hoje com uma base eleitoral fortíssima em todo o Grande Oeste, os prefeitos Rogério Pacheco (Concórdia) e Saulo Sperotto (Caçador), além do ex-prefeito de São Lourenço do Oeste, Tomé Etges, fazem parte da nova Executiva Estadual tucana. Além disso, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do oeste também marcam presença nos novos Secretariados (ver tabela).
“A grande representatividade do Oeste no novo Diretório Estadual do PSDB é resultado do crescimento da sigla em toda a região. Hoje temos lideranças importantes desde a faixa de fronteira até a BR-116, e isso precisava estar representado na cúpula do partido. Tenho absoluta certeza que todo o Grande Oeste terá participação efetiva no projeto maior do PSDB no ano que vem, que é disputar e vencer a eleição para o governo do Estado”, ressaltou o Deputado Marcos Vieira, reeleito praticamente por unanimidade em uma chapa de consenso que contempla todos os segmentos do partido.
Caravanas de todas as partes de Santa Catarina ajudaram a colorir com faixas, camisetas e até com bandas de música o auditório onde ocorreu a convenção durante toda a manhã. Entre os presentes, praticamente todos os 40 prefeitos, 34 vice-prefeitos e 355 vereadores do PSDB catarinense. E em meio às votações, não faltaram discursos de afirmação dos valores da social-democracia e, claro, dos objetivos do PSDB: a candidatura ao Governo do Estado em 2018.
Reeleito, o Deputado Marcos Vieira agradeceu a todos pelo apoio no fim de mais uma etapa na caminhada tucana rumo ao protagonismo nas eleições majoritárias do ano que vem. "Hoje, chegamos ao fim de uma etapa, e temos muito a comemorar. Nosso PSDB cresceu, adquiriu credenciais e se consolidou como uma das principais forças políticas do Estado. O PSDB tem projeto, sabe o que quer e aonde quer chegar. E esta seguirá sendo a tônica do nosso trabalho neste mandato que se inicia: com o partido unido e focado, com este diretório que representa perfeitamente a força e a representatividade do partido, vamos em busca da vitória nas eleições do ano que vem. O PSDB será protagonista, chegou a nossa vez!", concluiu o Deputado Marcos Vieira.
Um dos fundadores do PSDB em Santa Catarina, o Senador Dalirio Beber lembrou o início da caminhada tucana e que agora, com o partido em seu melhor momento, é preciso resgatar os valores da social-democracia para mostrar à população que o PSDB está pronto para governar os catarinenses. "O PSDB tem história, está prestes a completar 30 anos e tem um histórico de serviços prestados à sociedade no país e aqui em Santa Catarina não é diferente. Vamos seguir nessa caminhada que por certo será coroada com uma grande vitória em 2018", destacou o Senador Dalirio Beber.
O também Senador Paulo Bauer, que foi aclamado como Presidente de Honra na nova Executiva Estadual, fez questão de sinalizar que o PSDB de Santa Catarina é hoje exemplo para o Brasil de união de forças em busca de um objetivo comum. "Este diretório que foi eleito hoje representa com justiça as forças tucanas em todas as regiões. E todos querem concluir esse esforço para levar o PSDB até este patamar de protagonista com uma grande vitória e a conquista do Governo do Estado em 2018. Já passou da hora do PSDB governar Santa Catarina", ressaltou o Senador Paulo Bauer. 
Dono de dois mandatos à frente da prefeitura de Blumenau (maior cidade administrada pelo PSDB no Estado), Napoleão Bernardes lembrou que está perto de completar 20 anos de militância no partido, e que nunca sentiu o PSDB tão preparado em todos os sentidos para assumir o desafio de governar Santa Catarina. "O PSDB tem nomes, tem propostas claras e, principalmente, tem exemplos de sobra de boas administrações para apresentar à população como credenciais para vencer as eleições no ano que vem", disse o jovem prefeito tucano, agora também 2º vice-presidente da Executiva Estadual. 
Palavras de agradecimento pelo trabalho feito nos últimos anos em prol do crescimento do PSDB em Santa Catarina e de que este é o melhor momento da história da sigla no Estado também marcaram as falas de parlamentares que também vão compor a nova Executiva Estadual, como a Deputada Federal Geovânia de Sá, os Deputados Estaduais Dóia Guglielmi, Leonel Pavan, Serafim Venzon e Vicente Caropreso e lideranças como os prefeitos Clesio Salvaro (Criciúma), Rogério Pacheco (Concórdia), entre outros. Ausente na convenção por questões de saúde, o Deputado Federal Marco Tebaldi, agora também 1º Vice-Presidente da Executiva Estadual, marcou presença através de um vídeo de saudação a todos os participantes.
Ainda na sexta-feira, no início dos eventos pré-convenção, o governador de Goiás, Marconi Perillo, visitou os tucanos catarinenses, elogiou a estrutura do partido no Estado e garantiu que a candidatura própria à majoritária catarinense em 2018 não será questionada pela direção nacional do partido. 
 
Novos Secretariados
 
Além do novo Diretório Estadual, a Convenção Estadual do PSDB-SC também foi marcada por votações paralelas que escolheram as novas direções de alguns dos Secretariados da sigla.
O consenso prevaleceu em todas as votações. No segmento das mulheres, que também escolheu um diretório de 45 membros, a ex-vereadora e candidata à prefeitura de Itajaí, Anna Carolina Martins, foi reeleita para mais um mandato (já comandava a Comissão Provisória desde o final do ano passado). Na vice-presidência, um trio de lideranças do Oeste: a ex-vereadora Cris Zanatta, presidente do PSDB de São Miguel do Oeste, passa a ser também a 1ª vice-presidente do PSDB Mulher Estadual, enquanto a Vereadora Sirley Cecatto, de Caçador, é a 2ª vice-presidente, e a ex-prefeita de Itá, Leide Bender, é a 3ª vice-presidente do segmento das mulheres.
Na Juventude, o suplente de vereador João Paulo Taumaturgo, de Blumenau, será o presidente nos próximos dois anos (Nathalia Bado, de São Lourenço do Oeste, ocupa uma das vice-presidências). No Secretariado de Prefeitos e Vice-Prefeitos, que será presidido pelo prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, a vaga do Oeste coube ao prefeito Mario Woitexen, o Cena, de Pinhalzinho. Entre os vereadores, o novo presidente é Aroldo Frigo Júnior, de Nova Veneza, no Sul do Estado, e os vereadores Jeovany Folle (Maravilha) e Abílio Debórtoli (São Domingos) também fazem parte da Executiva.
Outros segmentos, como o Tucanafro, o PSDB Sindical e o Instituto Teotonio Vilela (ITV), definirão suas novas executivas nos próximos dias. 
 
Representantes do Oeste no novo Diretório do PSDB-SC:
 
Executiva Estadual
Prefeito Rogério Pacheco (Concórdia)
Prefeito Saulo Sperotto (Caçador)
Ex-Prefeito Tomé Etges (São Lourenço Do Oeste)
 
Diretório Estadual (Titulares e Suplentes)
Prefeito Rogério Pacheco (Concórdia)
Prefeito Saulo Sperotto (Caçador)
Prefeito Dioclésio Ragnini (Joaçaba)
Prefeita Sonia Vedovatto (Monte Carlo)
Ex-Prefeito Tomé Etges (São Lourenço Do Oeste)
Ex-Vereadora Cris Zanatta (São Miguel do Oeste)
Vereadora Sirley Cecatto (Caçador)
Ex-Prefeita Leide Bender (Itá)
Prefeito Mário Woitexen - Cena (Pinhalzinho)
Ex-Prefeito Bruno Bortoluzzi (Xanxerê)
Prefeito Éder Marmitt (Sul Brasil)
Vereador Itamar Agnoletto (Chapecó)
Vice-Prefeito Alexandre Ruscheinski (Iporã do Oeste)
Vice-Prefeito Valdecir Casagrande - Kikão (Descanso)
Ex-Vereador Juarez Furtado (Romelândia)
Vereadora Arlete Debastiani (Vargem Bonita)
Prefeito Leonir Hentches - Canico (Águas de Chapecó)
Prefeito Ronaldo Loss (Rio das Antas)
Prefeito Fernando Bisigo (São João do Oeste)
Vice-Prefeito Kelen Giongo (São Carlos)
Vice-Prefeito Vandecir Dorigon (Guaraciaba)
Ex-Prefeito Sandro Fávero (Ponte Serrada)
Ex-Prefeito Vilson Warmling (Saudades)
Vereador Wilson Martins dos Santos (Xanxerê)
Ex Vice-Prefeito Flávio Berté (Dionísio Cerqueira)
Vereador Jeovany Folle (Maravilha)
Prefeito Wilamir Cavassini (Abelardo Luz)
Ex Vice-Prefeito Jorge Dresch (Joaçaba)
Ex-Prefeito Emílio Riffel (Piratuba)
Prefeito Luiz Clóvis Dal Piva (Guatambu)
Vice-Prefeito Evandro dos Passos (Entre Rios)
Vice-Prefeito Osmar Prestes - Sadan (Saudades)
Prefeito Enoir Fazolo (Xavantina)
Ex-Prefeito Emerson Zanella - Maninho (Macieira)
Vice-Prefeito Aldecir Bólis (Modelo)
Arnaldo Bertotto (Caçador)
Prefeito Zelir Citadin (Macieira)
Vice-Prefeito Ivonir Santolin (Bom Jesus do Oeste)
Ex-Prefeito Ademar Henchen (Palmitos)
Ex-Vereador João Paulo Terci (Arroio Trinta)
Vereadora Sirley Cecatto (Caçador)
Vereadora Rosicler Benincá (Alto Bela Vista)
Prefeito Vanderlei Sanagiotto (Novo Horizonte)
Emílio Vieira - Vieirinha (Paraíso)
 
Conselho Político
Prefeito Mário Woitexen - Cena (Pinhalzinho)
Ex-Prefeito Bruno Bortoluzzi (Xanxerê)
 
Secretariado de Prefeitos e Vice-Prefeitos
Prefeito Mário Woitexen - Cena (Pinhalzinho)
Prefeita Sonia Vedovatto (Monte Carlo)
 
Secretariado de Vereadores
Vereador Jeovany Folle (Maravilha)
Vereador Abílio Debórtoli (São Domingos)
 
Secretariado da Juventude - JPSDB
Nathalia Bado (São Lourenço do Oeste)
 
PSDB Mulher - Executiva Estadual
Ex-Vereadora Cris Zanatta (São Miguel do Oeste)
Vereadora Sirley Cecatto (Caçador)
Ex-Prefeita Leide Bender (Itá)
 
 
Resultado da Convenção Estadual:
 Número de Convencionais - 578
 Votos Sim - 565
 Votos Não - 7
 Votos Brancos - 5
 Votos Nulos 1

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.