TV GC

Vice-Presidência Regional Oeste da Facisc debate melhorias no aeroporto e a rota do milho

Vice-Presidência Regional Oeste da Facisc debate melhorias no aeroporto e a rota do milho

Geral - 16/11/2017 11:35
            A Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promoveu, na última semana, reunião plenária de presidentes da regional, em Chapecó. Participaram representantes das 14 Associações Comerciais e Industriais (ACIs) que integram a regional. O encontro foi coordenado pelo vice-presidente Regional Oeste, Maurício Zolet, e contou com a participação do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, e do coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Parmeggianni.
            Buligon explanou sobre as melhorias no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso. De acordo com ele, um projeto apresentado em março prevê o aumento do terminal de passageiros em 120%, com capacidade para oito aeronaves. “Para isso, existem recursos de R$ 10 milhões do governo federal. O convênio está sendo formatado junto ao Governo do Estado”, frisou. Com a ampliação, Buligon enfatizou a necessidade de criar um ambiente jurídico para a concessão do aeroporto para a iniciativa privada.
            Neste ano também houve a homologação da Cabeceira 29 e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) elevou a categoria do aeroporto de cinco para categoria 6 de segurança. “Subimos na categoria e na credibilidade. Isso é importante porque o aeroporto é uma peça fundamental da região para atrair novos investimentos. A união de forças, como o apoio da Facisc nas demandas que se referem ao aeroporto, é essencial para avançarmos com as melhorias que necessitamos”, salientou Buligon.
            A “Conexão Transfronteiriça – A Nova Rota do Milho”, um importante canal de oportunidades para o transporte de grãos, integrando Paraguai, Argentina e Santa Catarina, foi apresentada pelo coordenador regional oeste do Sebrae. A Rota do Milho oportunizará a liberação de transporte através de balsas sobre o Rio Paraná, na localidade de Mayor Julio Otaño (Paraguai), Eldorado (Argentina), com entrada em Santa Catarina via Porto Seco de Bernardo de Irigoyen em Misiones (Argentina) e Dionísio Cerqueira (Santa Catarina). Outra passagem entre São Pedro (Misiones/AR) e Paraíso (Santa Catarina) também possui ações em andamento para  atender as demandas.
Parmeggiani realçou que o corredor viabilizará o crescimento do agronegócio e que o processo desencadeado tem fases para seu aperfeiçoamento e fluidez. A primeira etapa conquistada foi a autorização da concessão da entrada do produto paraguaio pela Argentina, cujo fato já está consolidado. 
Para Zolet, o aeroporto e o fornecimento de milho para a cadeia de produção de suínos e aves para as agroindústrias da região são dois assuntos fundamentais. Além desses temas, os representantes das ACIs discutiram outras demandas do Oeste para levar à reunião de planejamento da Facisc, no dia 30 de novembro, em Florianópolis.
Zolet assumiu a coordenação da Vice-Presidência Regional Oeste em setembro e essa foi primeira reunião da nova gestão. Entre as demandas que merecem destaque, ele cita a questão de infraestrutura. “É uma pauta tradicional do Oeste. Precisamos de melhorias nas rodovias, no aeroporto e a construção de ferrovias. Durante nosso mandato, vamos ter a infraestrutura como a principal bandeira”, finalizou.

 
 
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.