TV GC

Humor e interação no incentivo ao cuidado à saúde do homem

Humor e interação no incentivo ao cuidado à saúde do homem

Geral - 16/11/2017 14:29
Humor, alegria, informação e interatividade foram aspectos que marcaram a ação do Novembro Azul, promovida no último fim de semana, pela Unimed Chapecó, Shopping Pátio e RIC TV. A iniciativa contou com a participação bem-humorada do artista Marcelo Wundervald que se vestiu de médico, utilizou o símbolo da campanha (bigode) e, de forma descontraída, abordou o público no Shopping para falar sobre a importância do cuidado à saúde e entregar material informativo e brinde. Tudo isso, com animação da banda Mustang Blues Brothers.
Ricardo Stein, que atua na área de Sistemas de Informação, aprovou a iniciativa e destacou a importância do evento ao mencionar um episódio particular. “Tive um pequeno problema, fiz exames específicos e estou bem por descobrir cedo. Agora, as medidas de prevenção estão incorporadas em minha rotina, pois percebi o quanto são importantes”, enfatizou, ressaltando que ações de incentivo à prevenção são essenciais para conscientizar, quebrar paradigmas e reduzir os índices de morte.
Wundervald, que interagiu com o público, realçou que a campanha atingiu o objetivo de estimular a educação da saúde física e mental. “O homem que se ama é aquele que adota medidas preventivas e faz todos os exames sem preconceito. A recepção foi surpreendente, pois um médico, com bigode e estetoscópio, abordando os homens para falar sobre sua saúde foi algo imensurável, satisfatório e que teve resultado mais do que positivo”.
Segundo a coordenadora de marketing da cooperativa médica, Marlise Iloira Gürtler, a ideia foi reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, por meio de interação com o público de forma alegre e descontraída, disseminando informações sobre cuidados da saúde do homem. “O resultado superou as expectativas e atraiu a atenção, tanto dos homens, quanto das mulheres que os acompanhavam no shopping. Todos os que foram abordados pararam para ouvir as orientações e receberam, com carinho, o material informativo e os brindes”.

NOVEMBRO AZUL

O mês de novembro é tradicionalmente lembrado pelas ações e alertas relacionados à prevenção da saúde do homem. E não é para menos. Os números chamam a atenção para as doenças e falta de cuidado com a saúde. De acordo com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - os homens vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres.

Uma das doenças que afeta e preocupa o público masculino é o câncer de próstata. Os casos estão aumentando constantemente no Brasil. A cada ano, 69 mil pacientes são diagnosticados no País. A boa notícia é que, se descoberta precocemente, a chance de cura da doença é de 90%.

CÂNCER DE PRÓSTATA

No Brasil, a doença é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens. Acontece quando as células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada e pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e com maior gravidade. Como não apresenta sintomas na fase inicial, quando se manifesta, quase 95% dos tumores já estão avançados, dificultando a cura. Por isso, a conscientização e a prevenção são tão importantes.

Para prevenir a doença, homens a partir dos 50 anos de idade, ou dos 45 anos em caso de histórico familiar, devem procurar anualmente o urologista.

FATORES DE RISCO

Além de fazer os exames regularmente, vale ficar atento aos principais fatores de risco:

               Idade, já que cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos;

                 Histórico familiar;

                 A raça, considerando que a maior incidência é entre homens de pele negra;  

                 Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;

                 O sedentarismo e a obesidade. 
Fonte: MARCOS A. BEDIN
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.