TV GC

ADR de Palmitos participa de reunião do Estadual de Integração da Faixa de Fronteira

O tema principal abordado na reunião foi a ‘Conexão Transfronteiriça – A Nova Rota do Milho’

Geral - 17/11/2017 10:59 (atualizado em 17/11/2017 11:01)
Região 

Na quinta-feira dia 9, o município de Maravilha foi sede da segunda reunião do ano de 2017 do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado. O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e conduzido pelo secretário de Murilo Flores. A região da faixa de fronteira abrange 82 municípios catarinenses, a partir da linha divisória com a Argentina, com aproximadamente um milhão de habitantes.
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Palmitos, Adilar Carlesso, participou do encontro acompanhado do supervisor de articulação com os municípios da Gered de Palmitos, Agostinho Nos, e da gerente de planejamento e apoio a políticas públicas, MiriaRigotti. “Principalmente no que se refere à rota do milho essa iniciativa é muito importante para nossa região, cuja economia é fortemente marcada pela agroindústria. Precisamos que esse setor não sofra perdas e possa continuar crescendo e contribuindo para o desenvolvimento regional”, avaliou Carlesso.
O tema principal abordado na reunião foi a ‘Conexão Transfronteiriça – A Nova Rota do Milho’. O coordenador Regional Oeste do Sebrae, EnioParmeggianni, e o subcoordenador da NFSC, Flavio Berté, relataram os encaminhamentos da reunião realizada em Encarnación (Paraguai) referente a esse tema. De acordo com Berté, a primeira etapa foi realizada, que é a autorização da concessão da entrada do produto paraguaio pela argentina.
Flores comemorou os avanços já conseguidos nas articulações, como o acordo com o Paraguai e Argentina para trazer o milho do Paraguai e suprir a necessidade da agroindústria do Oeste. “É um resultado concreto, fruto do esforço que nasce dos trabalhos das Câmaras Temáticas, foi uma reunião de alcance estratégico para o futuro da economia do Oeste de Santa Catarina”, finalizou.
Estiveram presentes na reunião cerca de 150 pessoas. Participaram as ADRs de São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Palmitos, Chapecó, Xanxerê, prefeitos, vereadores, representantes dos municípios, órgãos estaduais, federais e representante do governo da república Argentina.


Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.