Geral
14/12/2017 10:36 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Aparelho ortodôntico exige maior cuidado na higienização bucal A escovação fica mais difícil e demorada com o aparelho, mas não pode ser negligenciada

Cuidar da higiene bucal não é uma tarefa fácil para quem usa aparelho ortodôntico, ainda mais com os restos de alimento que ficam entre os dentes. Neste período, é preciso redobrar a atenção com a higienização após a instalação do aparelho ortodôntico. A escovação fica mais difícil e demorada com o aparelho, mas não pode ser negligenciada.
Por isso, o cirurgião buco maxilo facial e ortodontista, Rafael Faccio, dá dicas fundamentais para cuidar da limpeza bucal para não atrapalhar o tratamento. A primeira delas é ter uma escova de dente adequada. No mercado, existem escovas específicas para aqueles que usam ortodontia, com uma fileira central com cerdas mais curtas com as quais você pode alcançar todas as áreas da boca.
Faccio ressalta que o uso do fio dental todos os dias é essencial. A mesma evita a gengivite, problema muito comum em quem usa aparelho fixo e, até mesmo lesão de cárie. Para finalizar, o uso do enxaguante bucal é importante para remover qualquer alimento restante que possa ter ficado alojado nos dentes ou no aparelho dental.
Aparelho em adultos 
Atualmente, o processo de correção de dentes em adultos é mais rápido do que era antigamente em crianças. Cada tratamento tem sua própria duração, mas costuma oscilar entre 12 e 30 meses. Porém, como os ossos da face dos adultos já estão calcificados, é possível que sejam necessárias cirurgias para correções de anormalidades ósseas a fim de melhorar a estética bucal, a vida social e principalmente a função do sistema estomatogmático.
Faccio esclarece que o alinhamento errado dos dentes prejudica a correta higiene bucal, pois a escovas de dente não consegue alcançar todos os cantinhos das peças (estruturas) dentais, causa recessões gengivais, gengivite e periodontite. Por isso, o tratamento de ortodontia ajuda não somente a estética, como também a diminuir as chances de que a pessoa tenha mau hálito.
As novas técnicas de ortodontia, como o aparelho lingual invisível e personalizado, permite que os dentes sejam alinhados de forma discreta, sem que os outros reparem no tratamento. Só nos resultados.



Galeria de fotos

Leia também...