TV GC

Acadêmicas da Unoesc São Miguel são classificadas para intercâmbio

Educação - 11/07/2012 17:24 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Duas acadêmicas da Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste foram classificadas para participar do intercâmbio na Universidade do Minho em Portugal. As acadêmicas Joscelaine Cristiane Cardoso Lima, que cursa a 5ª fase de Psicologia e Bruna Torres, da 7ª fase do curso de Biomedicina, já receberam a carta de aceite da Universidade do Minho e precisam estar em Portugal até o dia 15 de setembro, período em que iniciam as aulas do segundo semestre na Europa.

O intercâmbio faz parte do programa de mobilidade acadêmica, oferecido pela Unoesc e possibilita o acadêmico interagir na Universidade conveniada pelo período de um semestre. No processo de seleção deste ano, o Campus de São Miguel contou com a participação de seis acadêmicos que concorreram com outros acadêmicos candidatos dos campi da Unoesc.

 

Etapas de classificação

Conforme o Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelacio Roque Kaufmann, o edital que classificou as acadêmicas Joscelaine e Bruna teve duas etapas, sendo a primeira a avaliação documental entregue até o dia 27 de março de 2012, e a segunda uma avaliação psicológica que foi realizada no dia 04 de abril de 2012.

Segundo Evelacio, – para que a inscrição seja homologada o aluno deve atender os requisitos, estabelecidos em edital, apresentando os documentos comprobatórios que são: currículo Lattes atualizado; cópia do RG, CPF e passaporte; ficha de inscrição; certificado de proficiência em língua estrangeira; histórico escolar; comprovação de inexistência de débito vencido com a Unoesc; plano de estudo a ser cursado no exterior – explica.

De acordo com o Diretor, o período para a inscrição é definido em cada edital e varia de 30 a 60 dias. Atualmente os convênios firmados permitem mobilidade acadêmica para os países da Argentina, Chile, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha.

– Novos convênios devem ser estabelecidos para outros países nos próximos anos – declara Evelacio.

 

Expectativa

A acadêmica Joscelaine conta que foi incentivada a se inscrever no intercâmbio por uma amiga e por ter sido contemplada com uma bolsa de estudos.

– Assim que soube que poderia fazer o intercâmbio e que poderia contar com a bolsa para arcar com meus gastos em Portugal, comecei a organizar os documentos exigidos pelo edital e encaminhei à secretaria acadêmica – conta.

Joscelaine diz ainda que esta ansiosa e espera aprender muito com o intercâmbio, – espero aprender muito com a didática sobre psicologia e também a cultura de lá, pois meus ancestrais têm origem portuguesa e sempre tive essa curiosidade em conhecer o país. Também pretendo aproveitar as experiências para meu aperfeiçoamento acadêmico e pessoal – relata.

Além de ser classificada para o intercâmbio a acadêmica Bruna Torres  também foi aceita pelo departamento de biologia da Universidade do Minho, para participar de um grupo de estudo de pesquisa que trabalha com a biologia molecular relacionada a doenças humanas.

– Realizo pesquisa na área da Biologia molecular na Unoesc desde 2010 e este intercâmbio representa uma oportunidade única e que faltava para completar a minha vida enquanto acadêmica e até mesmo continuar estudando biologia molecular e investir em um mestrado e doutorado – conta.

 

O intercâmbio

Segundo a Pró-Reitora Acadêmica do campus de São Miguel, professora Marilene Stertz, – o programa de intercâmbio tem como propósito: conhecimento e interação com uma cultura diferente, um novo contexto e novos métodos de ensino, aprimoramento da língua estrangeira, qualificação curricular, possibilitando formação de um profissional mais preparado para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, oferece enriquecimento das experiências de vida; crescimento pessoal e profissional obtendo a lapidação da formação humana e acadêmica – explica.

Os programas para mobilidade acadêmica oferecidos pela Unoesc são os de curta duração, que ocorrem no período de um semestre letivo e o de longa duração, de no máximo um ano. Outro programa trata de um estágio curricular obrigatório para o desenvolvimento das atividades em uma universidade hospedeira e cursos de íngua estrangeira, que são ofertados pelas universidades parceiras, com descontos para alunos, professores e técnicos administrativos da Universidade.

Conforme o Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Evelacio Roque Kaufmann, as formas de divulgação dos editais ocorrem por meio do envio dos mesmos para coordenações e alunos, disponibilizados na página específica de mobilidade acadêmica que éwww.intercambio.unoesc.edu.br, e também através de cartazes e folders afixados na instituição.

– Geralmente os principais critérios para inscrição são relacionados ao desempenho acadêmico, ter integralizado pelo menos 40% da matriz curricular, comprovar domínio da língua estrangeira e estar frequentando o curso para o qual há disponibilidade de vagas na mobilidade acadêmica – esclarece Evelacio.

 

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.