TV GC

SABER SE COMUNICAR

26/01/2018 12:49
A comunicação seja qual for é à base de uma boa relação. É impossível não se comunicar, seja em palavras ou em atitudes. Algumas pessoas acreditam que sabem conversar e que tem bom diálogo com seus pares. Por vezes, na grande maioria dos casais que acabam em crise, os assuntos estão restritos ao trabalho, filhos, família de origem... Outras situações aquém da relação conjugal. Muitas vezes isso pode demonstrar que o grau de intimidade e da expressão de sentimentos está abaixo de certa medida, que precisa ser mantida para que não haja o desgaste do casamento.
Cientificamente conclui-se que é possível identificar comportamentos específicos na comunicação de um casal que mostrem que a relação está caminhando para um fim. John Gottman chamou-lhes os 04 cavaleiros do apocalipse porque qualquer um destes comportamentos tem poder para destruir uma relação:
- Postura hipercrítica. Todos criticamos, todos nos queixamos! Mas há uma diferença significativa entre os casais que se queixam, mas que se respeitam e valorizam mutuamente e aqueles que estão FREQUENTEMENTE atacando, culpando e fazendo generalizações do tipo «É sempre a mesma coisa» ou « Você nunca faz nada certo».
- Postura defensiva.  As pessoas que raramente ou nunca pedem desculpa e que respondem às críticas do companheiro/a com frases do tipo «Então e assim?» ou «Só fiz isso porque você…», acabam por criar no outro a sensação de desinteresse.
- Desprezo. Há poucas coisas tão destruidoras para uma relação como a certeza de que a pessoa que amamos despreza as nossas necessidades. Revirar os olhos quando o companheiro/a se queixa é um sinal inequívoco de desprezo. Virar costas também. A sensação de rejeição que estes hábitos provocam pode ser irreparável.
- Calar-se. Quase todas as pessoas se chateiam pontualmente. Isso acontece quando se sentem magoadas ou rejeitadas. Calar-se ou isolar-se com frequência e com a intenção de impedir que os assuntos sejam conversados é mais uma forma de desligamento emocional.
Como está a sua comunicação?
Cuide da sua comunicação, ela faz a diferença!

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.