TV GC

Cidades menores atraem cada vez mais investimento de franquias

Cidades menores atraem cada vez mais investimento de franquias

Geral - 01/02/2018 15:45
Os municípios de pequeno e médio porte apresentaram maior potencial de crescimento comercial do que grandes centros. Esse dado foi apontado pelo relatório que a Associação Brasileira de Franchising (ABF), sobre o aumento no número de unidades e redes de franquias em Santa Catarina entre 2016 e o primeiro semestre de 2017. 
Em Santa Catarina, os maiores percentuais de crescimento são de Mafra, 31%, Concórdia, 23%, e Itapema, 18%. Florianópolis está em 11ª na lista, com 10% de crescimento. Já Joinville, a mais populosa, está em 19ª, com 6%. 
De acordo com o empresário da Sonna Eventos, empresa organizadora da primeira edição da Brasil Sul Franchising, CleversonDalmora, esse fenômeno se deve ao movimento de pessoas que estão procurando cidades do interior, devido a melhor qualidade de vida. Ressalta ainda, que as regiões mais afastadas as pessoas estão mais carentes de oferta de serviços de qualidade e marcas.
Outro fator que Dalmora cita, é a relação regional e características econômicas, já que o Oeste é chamado de zona agroexportadora. “A busca por qualidade de vida também tem levado muitos executivos e empresas abrirem negócios e investirem em cidades menores. Negócios que já são tradicionais em grandes centros se tornam novidades e atração em menores centros”. 
Na visão da diretora regional Sul da ABF, Fabiana Estrela, SC está com a melhor situação econômica e maior potencial. No terceiro trimestre de 2017, o Estado registrou um crescimento de 21% em redes e um faturamento de 1,5 bilhão, 6,3% a mais do que o mesmo período de 2016.
Os setores de franchising que mais crescem em Santa Catarina são: alimentação (27,0%, saúde, beleza e bem-estar (20%), e serviços educacionais (13,4%).

BRASIL SUL FRANCHISING 

Chapecó sediará de 27 a 29 de Abril de 2018, no Parque Tancredo Almeida Neves (Efapi), o Brasil Sul Franchising (BSF) – uma das maiores eventos de franquias do Sul do Brasil, que tem o reconhecimento da principal entidade do setor – Associação Brasileira de Franquias (ABF). 
O Brasil Sul Franchising é inédito para região, já que eventos do gênero ocorrem apenas em grandes capitais.  A BSF reunirá as principais franquias dos três estados do Sul em Chapecó, e será uma oportunidade para quem tem interesse de abrir o próprio negócio. 
Realizada pelos empresários BrancaRubas e CleversonDalmora, a franchising ou franchise [francháiz] é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente e infraestrutura da empresa. 


Foto 1 –
Foto 2 -
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.