EDUCAÇÃO
16/03/2018 10:54 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Sicredi inicia implantação de Cooperativas Escolares na região PROGRAMA Ao longo deste ano, estão programadas ações com professores, alunos, pais e comunidade até a fundação de cinco cooperativas escolares planejadas nos municípios de Erval Seco e Planalto

Foto: Sicredi | Esse primeiro momento foi marcado pelo trabalho dos docentes das escolas
Por meio do Programa A União Faz a Vida, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC iniciou em março a implantação de Cooperativas Escolares nos municípios de Erval Seco e Planalto. As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, onde os próprios alunos são os responsáveis de fundar, administrar e desenvolver sua cooperativa, oportunizando aos alunos participantes o desenvolvimento da liderança, gestão, empreendedorismo e, principalmente, os princípios do cooperativismo. Neste sentido, as Cooperativas Escolares constituem um excelente laboratório de aprendizagem dessas propostas. 
Esse primeiro momento foi marcado pelo trabalho dos docentes das escolas que receberão o projeto e o professor, pesquisador e coordenador Everaldo Marini, o qual já fundou mais de 100 cooperativas escolares em todo o Brasil. “O mais importante em uma Cooperativa Escolar é a formação humana dentro dos princípios da cooperação e da cidadania”, destacou Marini. 
Ao longo deste ano, estão programadas ações com professores, alunos, pais e comunidade até a fundação de cinco cooperativas escolares planejadas nestes municípios. Em Erval Seco as quatro escolas municipais de ensino fundamental são Olegário Falcão, Sebastião Lemes Matias, Osvino Artur Dieterich e José Loureiro da Silva e em Planalto a escola Castro Alves, que de forma pioneira na região iniciam as cooperativas escolares, envolvendo cerca de 35 educadores e 150 alunos.



Galeria de fotos

Fonte: Sicredi/Jornal Expresso d'Oeste

Leia também...