TV GC

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 23 de abril

A campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira, dia 23 de abril, e segue até o dia 02 de junho, na Unidade de Saúde em Caibi

CAMPANHA - 20/04/2018 11:02
Foto: Ascom Prefeitura | Responsáveis pelo setor de Epidemiologia do município
A Secretaria Municipal de Caibi inicia, na próxima segunda-feira, dia 23, a campanha de vacinação contra a gripe. A vacinação segue até o dia 02 de junho, na Unidade de Saúde do município. Os grupos prioritários para receberem a dose são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães que deram à luz há menos de 45 dias), idosos, profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas com prescrição médica (especificando qual doença que lhe confere o direito à vacina) e povos indígenas.
Segundo uma das responsáveis pelo setor de Epidemiologia, Edimara Conte Portes, a expectativa do setor é de que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários no município, sejam vacinadas contra a gripe. Ela acrescenta que anualmente, a vacina contra a influenza é adaptada conforme os tipos de vírus que mais circularam no ano anterior. Para este ano, a dose protege contra três tipos de vírus da gripe, que são: influenza A/H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B/Thuket.
A enfermeira do setor de Epidemiologia da Unidade de Saúde, Rubia Perin, destaca que a transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ela menciona que também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). “Por isso, é necessário atenção. A orientação é que à população adote cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas”, alerta.
Concomitante à campanha da gripe, a Secretaria de Saúde de Caibi também realiza a mobilização estadual contra o tétano, visando a atualização das cadernetas de vacina.



Fonte: Ascom Prefeitura/Jornal Expresso d'Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.