TV GC

Mais de 50 cirurgias oculares são viabilizadas em Mondaí

Em parceria com o Governo do Estado, foram realizados 56 procedimentos de catarata e pterígio. As cirurgias foram realizadas em dois grupos, o primeiro foram 46 procedimentos de catarata e o segundo 10 procedimentos cirúrgico de pterígio

MUTIRÃO - 20/04/2018 11:25
Foto: Ascom Prefeitura/Tamara Melo | 56 pessoas foram contempladas com procedimentos de catarata e pterígio
O Governo Municipal de Mondaí por meio da Secretaria Municipal da Saúde e em parceria com o Governo do Estado viabilizou um mutirão de cirurgias oculares, que contemplou 56 pessoas, com procedimentos de catarata e pterígio. 
Na quarta-feira, dia 11, foram realizados 46 procedimentos de catarata e no domingo, dia 15, mais 10 pacientes foram contemplados com os procedimentos cirúrgicos de pterígio, no Hospital de Iporã do Oeste.
De acordo com o secretário da Saúde, Ginther Otto Dreher, parte dos recursos para realização dessas cirurgias, são provenientes do governo do estado e outra parte do próprio município. “Estamos felizes em poder proporcionar uma visão de qualidade aos nossos mondaienses”, destaca.
O prefeito Valdir Rubert destaca a importância da cirurgia para quem está com a visão comprometida. “A visão é um dos sentidos mais essenciais para o ser humano. “É gratificante perceber a felicidade e satisfação dos nossos mondaienses, pois um dos principais objetivos da nossa gestão é prezar pela saúde e bem-estar da população”, ressalta.
O pterígio, é uma membrana composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos, que cresce no canto dos olhos, geralmente próximo do nariz, partindo em direção à córnea. Se não tratado, o pterígio pode causar astigmatismo (visão desfocada, ao olhar para objetos tanto de perto como de longe), vermelhidão e sensação de areia nos olhos.
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro. O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco.

Fonte: Ascom Prefeitura/Jornal Expresso d'Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.