TV GC

Casa Familiar Rural aplica experimento de adubação em pastagens

O experimento será composto por cinco tratamentos, sendo quatro com as suas respectivas adubações e mais um tratamento testemunha, cada tratamento terá três repetições em cada um, com o intuito de diminuir o grau de erro

EXPERIMENTO - 30/04/2018 10:27

O corpo técnico em agricultura da Casa Familiar Rural de Caibi instalou, na sexta-feira, dia 20 de abril, um experimento para testar a eficácia de diferentes fertilizantes em pastagens. Serão testados oito formulações de fertilizantes, sendo quatro utilizados como adubação de base e os outros quatro para adubação de cobertura. O experimento será composto por cinco tratamentos, sendo quatro com as suas respectivas adubações e mais um tratamento testemunha, cada tratamento terá três repetições em cada um, com o intuito de diminuir o grau de erro.
Os tratamentos terão fertilizantes de três empresas diferentes, sendo YARA o 16-16-16 na base e Nitromag em cobertura, TIMAC AGRO o Lithammo na base e Sulfammo em cobertura e FECOAGRO com o Cooperpasto Base e Cooperpasto Cobertura e 09-33-12 na base e Uréia em cobertura. As quantidades utilizadas serão de acordo com as recomendações técnicas. Segundo os professores, após o estabelecimento da cultura será realizado o corte/colheita e serão obtidos alguns parâmetros, como peso da matéria seca e peso da matéria verde de cada tratamento e de cada repetição, isso será realizado quinzenalmente, por cerca de três meses. 
Eles mencionam que o principal objetivo do experimento é demostrar para os alunos como este tipo de trabalho é realizado na prática, e identificar qual adubação/fertilizante obteve o melhor desempenho em termos de produção, e, de acordo com isso e com base no preço de mercado poderá ser optado pela utilização de um produto ou outro. Este trabalho está sendo desenvolvido pelos professores e alunos da Casa Familiar Rural de Caibi, em parceria com as empresas de fertilizantes, Família de Hermes Perin que cedeu a área para instalação do experimento e com a Cooperativa A1.



Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.