TV GC

Novas mudanças no pagamento do cartão de crédito limita juros em atraso

Entre as mudanças o destaque está para a limitação dos juros em atrasos e parcelamentos das contas no cartão que deverão seguir as existentes no contrato de crédito rotativo regular. As novas regras entram em vigor no dia 1º de julho

CARTÃO DE CRÉDITO - 04/05/2018 10:02 (atualizado em 04/05/2018 10:04)
Foto: Divulgação | Doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos
O Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou, recentemente, as novas regras para o uso do rotativo do cartão de crédito que devem entrar em vigor em 1º de julho. Entre as mudanças o destaque está para a limitação dos juros em atrasos e parcelamentos das contas no cartão que deverão seguir as existentes no contrato de crédito rotativo regular. 
Conforme o doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, outro ponto importante é o fim da exigência de pagamento mínimo de 15% da fatura para o cliente. “Agora serão as instituições que definirão o percentual mínimo de pagamento em cada fatura, estabelecendo regras de acordo com suas políticas e perfil do cliente”, declara.
Domingos afirma que por mais que possam parecer positivas, essas medidas não resolvem o problema, e dificilmente diminuirão a inadimplência. “Afinal, por mais que o valor dos juros sejam diminuídos, as parcelas mensais continuarão com juros altos. Ou seja, o orçamento mensal do consumidor continuará comprometido”, declara.
Para ele, a saída para o problema está menos em acompanhar as taxas e muito mais em se educar financeiramente. “Quem chegou ao ponto de não conseguir pagar as parcelas mensais precisa fazer, imediatamente, um diagnóstico financeiro para rever sua situação e combater a verdadeira causa do problema”, orienta.
O presidente ressalta que o descontrole financeiro tem origem nos hábitos e comportamentos. “Portanto é preciso, em primeiro lugar, mudar as atitudes para sair desta situação. É válido também buscar uma modalidade de crédito mais barata que o cartão de crédito, mesmo considerando as taxas mais baixas da nova regra. Entretanto, trocar uma dívida pela outra não é a solução do problema, que tem origem comportamental”, observa. 
O cartão de crédito é uma excelente ferramenta para quem sabe aproveitar seus benefícios, como serviços de milhagens e prêmios. Porém, o presidente alerta que é preciso ter responsabilidade na hora de consumir e não ser utilizada compulsivamente. “É importante que as dívidas no cartão de crédito não ultrapassem 30% do salário ou ganho mensal, justamente para evitar o descontrole financeiro”, orienta.  
Para evitar que os gastos sejam maiores que os ganhos, Domingos revela que é preciso compreender de que forma o dinheiro da pessoa ou família é utilizado. “Após um diagnóstico financeiro, é mais fácil reduzir o padrão de vida, ou seja, viver de acordo com a sua realidade”, frisa. 
CUIDADOS COM O USO DO CARTÃO DE CRÉDITO
Foto: Ilustração | O cartão de crédito é uma excelente ferramenta para quem sabe aproveitar seus benefícios
Domingos alerta sobre os cuidados que o consumidor deve ter ao utilizar o cartão de crédito. Com a mudança, por mais que o valor dos juros tenham diminuído, eles continuam altos. “Caso perca o controle financeiro e não consiga pagar a fatura total do cartão no vencimento, é preciso fazer, imediatamente, um diagnóstico financeiro e descobrir a verdadeira causa do problema”, orienta o doutor financeiro. 
Ainda, ele orienta a buscar uma linha de crédito com taxas de juros menores, contudo, ressalta que trocar uma dívida pela outra não é a solução. “É preciso ter responsabilidade na hora de consumir. Sempre se pergunte se realmente precisa do item, se tem dinheiro para comprar e também condições de pagar o valor total da fatura no vencimento”, frisa ela, enfatizando que se tiver apenas um ganho mensal, deverá ter apenas um cartão de crédito, caso ganhe semanalmente, poderá ter até três cartões, para os dias 10, 20 e 30. “Com isso, poderá comprar seis dias antes do vencimento de cada um deles, ganhando 36 dias para pagamento”, afirma.
Outro alerta do presidente é em relação ao limite. Ele sugere que o limite do cartão de crédito não deve ultrapassar 50% do salário ou ganho mensal, evitando assim, gastar mais do que se recebe. “Ao fazer parcelas fixas, é preciso ter consciência que está comprometendo o orçamento mensal dos próximos meses, portanto é imprescindível controlar os gastos”, alerta.
Ele frisa sobre o pagamento da anuidade do cartão, a qual deve ser evitada. Domingos menciona que é possível encontrar cartões que não cobram nenhuma taxa de manutenção. “Nunca empreste o cartão de crédito à outra pessoa, mesmo que seja conhecida. Uma forma educada financeiramente de utilizar o cartão de crédito é saber aproveitar os benefícios que ele pode oferecer, como prêmios e milhas”, finaliza.


Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.