TV GC

Dia de campo capacita produtores de leite em Águas de Chapecó

Em pauta foram abordados temas como criação de terneiras, pastagens perenes, sombra e água nos piquetes, conservação do solo e ordenha higiênica

BOVINOCULTURA LEITEIRA - 14/05/2018 11:43
Foto: Epagri | Os participantes conferiram os dados da planilha de acompanhamento técnico e econômico da propriedade
Cerca de 60 produtores de diversas comunidades de Águas de Chapecó e de municípios vizinhos prestigiaram o dia de campo sobre bovinocultura leiteira promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) no dia 11 de abril. 
O evento foi realizado na Unidade de Referência Técnica da propriedade de Avelino Nalin, em Linha Maidana, no interior de Águas de Chapecó. O encontro, que recebeu apoio da Cooperativa Alfa e da Secretaria Municipal de Agricultura, abordou temas como criação de terneiras, pastagens perenes, sombra e água nos piquetes, conservação do solo e ordenha higiênica.
Os participantes conheceram um pouco da história da propriedade e aprenderam sobre a importância do planejamento forrageiro e das pastagens perenes na nutrição dos bovinos. Também conferiram os dados da planilha de acompanhamento técnico e econômico da propriedade.
Na sequência, os produtores foram divididos em grupos para visitar quatro estações com temas específicos da atividade. Na estação sobre sistemas agrossilvipastoris, o engenheiro-agrônomo Jean Pierri Pilger apresentou as gramíneas utilizadas no sistema e mostrou como organizar a propriedade para disponibilizar água e sombra nos piquetes.
Em outra área, o engenheiro-agrônomo Clistenes Guadagnin tratou sobre conservação e fertilidade do solo em sistemas pastoris. O médico-veterinário Jaime Prestes orientou os participantes sobre a criação de bezerras e, para finalizar, os agricultores acompanharam a rotina de ordenha para garantia da qualidade do leite com a médica-veterinária Angela Pelisa, da Cooperalfa.
Fonte: Epagri/Jornal Expresso d'Oeste
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.