PALMITOS
29/06/2018 11:06 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Contação de histórias: arte que desperta imaginação e estimula a leitura Para a contação também é utilizado, por vezes, o uso de fantoches e a literatura trabalhada com os alunos é literatura infantil e infanto-juvenil com histórias de cunho fictício; folclórico; cultural; poemas entre outras

A nova disciplina é trabalhada pela professora Sandra Felchicher (Foto: Agência Polo)
Incentivar o hábito da leitura e despertar a imaginação da criança através da contação de história. É dessa forma que a Secretaria de Educação do município de Palmitos vem trabalhando com alunos da pré-escola ao 5º ano da rede municipal de ensino. A nova disciplina é trabalhada pela professora Sandra Felchicher que cativa os alunos, de diferentes formas, com a arte de narrar histórias.  
De acordo com a assessora de educação, Marlene Maron Back, a contação é feita no ambiente escolar, como sala de aula, pátio da escola ou outro espaço onde a criança possa ouvir a narração. Ela destaca que a importância dessa atividade está em despertar o interesse do aluno em ler o livro contado, fazendo com que o hábito da leitura se torne prazeroso e corriqueiro, assim como incentivar o teatro e a comunicação no desenvolvimento deles. “Os alunos amam as aulas de contação de histórias. Ficam ansiosos esperando o encontro da próxima semana, já que a disciplina acontece semanalmente”, relata Marlene.
Como a contação acontece? 
A arte de contar histórias é feita em diferentes espaços. A professora se caracteriza com roupas e adereços conforme o personagem de cada história a ser trabalhada com os alunos. Dessa forma, a criança consegue captar melhor a mensagem do livro e também fica mais entretida, prestando maior atenção na atividade. “Sandra também trabalha contando o início da história e deixa o final para os alunos continuarem, conforme suas imaginações”, conta a assessora de educação.
Para a contação também é utilizado, por vezes, o uso de fantoches e a literatura trabalhada com os alunos é literatura infantil e infanto-juvenil com histórias de cunho fictício; folclórico; cultural; poemas entre outras. 

Galeria de fotos

Leia também...