TV GC

Rinite alérgica (RA)

04/07/2018 16:44 (atualizado em 04/07/2018 16:45)
Todo mundo fala de rinite alérgica (RA) não é mesmo ? Mas, o que acontece em nosso corpo quando temos a famosa RA. Na verdade, por uma reação exagerada de nosso sistema imunológico uma “hipersensibilidade”, nosso corpo começa a produzir anticorpos do tipo IgE e isto causa uma inflamação e uma super ativação do tapete (mucosa nasal) e como consequência a gente tem aquele rosto bem característico da RA :obstrução nasal, secreção nasal clara, espirros, diminuição do olfato  e  coceira nasal reversíveis espontaneamente ou com tratamento.  
Geralmente ocorre durante dois ou mais dias consecutivos por mais de uma hora na maioria dos dias. Ela pode ser infeciosa, não-alérgica, alérgica ou mista. Isto mesmo temos vários tipos de rinite!! 
A rinite alérgica pode ser desencadeada ou agravada principalmente pela exposição a aeroalérgenos, que podem facilmente se tornar dispersos no ar e penetrarem na árvore respiratória. Fique atento para estes vilões, pois a maioria deles podem morar na sua casa – ácaros da poeira, de baratas, de fungos, polens, pelos, saliva e urina de animais domésticos; restos de insetos; e alimentos. 
Além dos aeroalérgenos, atuam como desencadeantes de sintomas da rinite as mudanças bruscas de clima, a inalação de fumaça de cigarro, poluentes atmosféricos e a inalação de ar frio e seco podem piorar as alergias respiratórias Isto ocorre com muita gente alguns estudos falam em 20-40% da população. É considerada a doença crônica mais comum em crianças e a quinta doença crônica em adultos. 
Se o pai ou a mãe tem RA o filho tem 30% de chance de ter RA. Claro que depende muito também do ambiente onde estamos e ao que somos expostos. O diagnóstico é feito pelo seu médico com a sua história e seu exame físico, que muitas vezes podemos lançar mão de exames de sangue para dosar os anticorpos específicos (IgE específicos) e outras vezes podemos fazer testes na pele (testes cutâneos). 
Muitos pacientes ainda são resistentes ao tratamento e frequentemente não utilizam as medicações propostas. Mas se eu não tratar, a rinite alérgica pode provocar alterações no crescimento facial, distúrbios do sono, descompensação de asma, maiores riscos de otites e rinossinusites assim como piora da qualidade de vida e isolamento social. Por esta razão seu médico insiste no tratamento desta doença crônica tão comum porque apesar de prevalente ela atrapalha bastante a qualidade de vida de quem sofre de nariz entupido, secreção nasal, coceira no nariz e espirros frequentemente.
Respirar pelo nariz faz bem. Converse com seu médico sobre os sintomas de rinite alérgica e melhore sua qualidade de vida.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.