TV GC

Pedidos de Impugnação-Cartórios eleitorais registram 13 ações na região

Em São Miguel do Oeste, a coligação de situação deve entrar nas próximas horas com pedido de impugnação da candidatura de João Valar (PDMB), enquanto rumores dão conta de que a aliança de oposição já ajuizou ação contra a candidatura de Nelson Foss da Silva (PT)

Política - 13/07/2012 15:22 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

REGIÃO

 

         Até às 16h da tarde de ontem, os cartórios eleitorais de São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Anchieta, Itapiranga, Mondai e Dionísio Cerqueira, registraram 13 pedidos de impugnação de candidaturas.Em São Migueldo Oeste são os dois já informados pelo Cartório Eleitoral, que segue com a política de não dar mais detalhes sobre os registros até que os candidatos sejam notificados. O órgão apenas informou que os pedidos foram apresentados por coligações de Santa Helena e São Miguel do Oeste.

         A reportagem do Gazeta Catarinense já apurou que um dos pedidos foi registrado pela coligação de situação de Santa Helena contra o registro da candidatura do vereador José Guerra (PR), que tentará a reeleição em outubro. No outro caso, o de São Miguel do Oeste, ainda não há confirmação, mas rumores indicam que se trata de ação ajuizada pela coligação “Unidos por São Miguel” contra a candidatura de Nelson Foss da Silva (PT). A reportagem do Gazeta Catarinense procurou membros da coligação, mas ninguém quis comentar o assunto.

         Em entrevista à Rádio Peperi, o vereador do PMDB, Flávio Ramos, um dos coordenadores de campanha da coligação, confirmou que tinha um pedido orquestrado, que restaria apenas registrá-lo no Cartório Eleitoral. O pedido estaria fundamentado em uma condenação de Nelson Foss da Silva por crime ambiental, ocorrida à época em que o prefeito era presidente da Cooperoeste Terra Viva.

Pelo lado da situação, o corpo jurídico da coligação deverá entrar nas próximas horas com um pedido de impugnação da candidatura de João Carlos Valar por ato de improbidade administrativa cometido quando prefeito. Valar foi condenado por encomendar uma placa com letras da sigla e o número de votos feito na última eleição. O prazo para encaminhar os pedidos no Cartório Eleitoral de São Miguel do Oeste encerra hoje, sexta-feira, cinco dias após a publicação do edital com os registros dos candidatos.

                                                MAIS 11 AÇÕES

         Nos demais cartórios da região, 11 pedidos de impugnação foram registrados até às 16h de ontem. Em Anchieta, a coligação de situação “Coligação pra Valer: Avançar e Crescer” entrou com três pedidos de impugnação contra vereadores da coligação adversária. As candidaturas que tiveram pedidos de impugnação são de Odacir Prevedello (PMDB), Mario Dal Castel (PMDB) e Eduardo Rafael Schneider (PSD). Por ter sido publicado os editais das candidaturas nos dias 5 e 6, o prazo para pedidos de impugnação já encerrou na quarta-feira. Romelândia também é atendido pelo Cartório Eleitoral de Anchieta, mas não teve pedidos ajuizados.

         Em Tunápolis, o vereador do PMDB, Arno Müller, teve um pedido registrado contra sua candidatura. Outro pedido foi registrado contra a candidatura do candidato a vice-prefeito de Itapiranga, Tarcísio Kummer (PT). No cartório de Dionísio Cerqueira, foram dois pedidos de impugnação de candidaturas a vereador. Os quatro últimos casos são contra candidaturas de vereadores de Mondai.

 

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.