TV GC

Santa Catarina tem oito candidatos na disputa pelo Governo do Estado

Como os partidos têm até o próximo dia 15 para registrar as candidaturas no TRE-SC, há possibilidade de mudanças. Já para a Presidência da República, 13 candidatos e seus vices confirmaram que vão disputar as eleições deste ano

ELEIÇÕES 2018 - 10/08/2018 09:25
Mauro Mariani (MDB) concorrerá ao governo com Napoleão Bernardes (PSDB) (Foto: Divulgação)
A disputa pelo Governo do Estado de Santa Catarina deve ter oito candidatos. Foi assim que se definiram as convenções encerradas no domingo, dia 5 de agosto. Como os partidos têm até o próximo dia 15 para registrar as candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), há possibilidade de mudanças.
  Neste domingo, dia 5, o PT confirmou o último nome na disputa. O deputado federal Décio Lima será candidato ao Governo com chapa pura tendo Alcimar de Oliveira (Kiko) como candidato a vice e Lédio Rosa de Andrade e Ideli Salvati na disputa ao Senado. 
Ainda neste domingo, o comandante Carlos Moisés da Silva foi oficializado candidato ao Governo pelo PSL, tendo a advogada Daniela Reinehr de vice e Lucas Esmeraldino ao Senado. 
Já haviam confirmado candidatura, Rogério Portanova (Rede Sustentabilidade) com Miriam Prochnow e Diego Mesogiorno ao senado; Leonel Camasão pelo PSOL, com a vice de Carol Bellaguarda, além de Antonio Campos e Pedro Cabral ao Senado; Ingrid Assis (pelo PSTU); e Ângelo Castro pelo PCO, tendo Flávio Ferreira Amaral como vice e para o Senado, Andréa Carvalho. 
REVIRAVOLTA DE ÚLTIMA HORA 
As duas maiores coligações desta eleição tiveram uma reviravolta de última hora. Aclamados candidatos ao governo por seus respectivos partidos, Esperidião Amin (PP) e Paulo Bauer (PSDB) desistiram em favor das candidaturas de Gelson Merisio (PSD) e Mauro Mariani (MDB), respectivamente. Tudo neste domingo, dia 5. 
Dessa forma, Mauro Mariani (MDB) concorrerá ao governo com Napoleão Bernardes (PSDB) de vice e tendo Paulo Bauer (PSDB) e Jorginho Mello (PR) ao Senado. Gelson Merísio disputará o governo com João Paulo Kleinübing (DEM) na vice-governança, mais Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD) ao Senado.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Já para a Presidência da República, 13 candidatos e seus vices confirmaram que vão disputar as eleições deste ano, entre eles o petista e atualmente cumprindo pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. O PT escolheu como vice, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Hadad. Manuel D'Avila, do PCdoB, ficou como uma terceira via, no caso de impedimento de Lula concorrer com base na Ficha Limpa. 
No caso de Lula ser barrado nas eleições, Haddad assumiria a condição de candidato à presidência da República e Manuel de vice. Segundo a legislação, as chapas completas com os candidatos, vices, alianças ou coligações foram oficializadas na segunda-feira, dia 06 de agosto, na Justiça Eleitoral, porém, ainda existe um prazo, até 15 agosto, para o registro final junto ao TSE.
A propaganda eleitoral por meio de carros de som, comícios e internet está liberada a partir do dia 16 deste mês. O primeiro turno do pleito será realizado dia 7 de outubro, e o segundo, no caso de necessidade, em 28 de outubro. 
Candidatos ao Governo e ao Senado em Santa Catarina (ordem alfabética)
Governo: Angelo Castro (PCO) / Vice Indefinido
Senado: Andrea (PCO)
Governo: Carlos Moisés da Silva / Daniela Reinehr - PSL
Senado: Lucas Esmeraldino (PSL) e Roberto Salum (PMN)
Governo: Décio Lima (PT) / vice Indefinido
Senado: Ideli Salvatti e Lédio Rosa - PT
Governo: Gelson Merisio (PSD) / João Paulo Kleinübing (DEM)
Senado: Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD)
Governo: Ingrid Assis Leitemberg / Ederson da Silva - PSTU
Senado: Ricardo Lautert (PSTU)
Governo: Leonel Camasão (PSOL) / Carol Bellaguarda (PCB)
Senado: Antônio Campos e Pedro Cabral - PSOL
Governo: Mauro Mariani (MDB) / Napoleão Bernardes (PSDB)
Senado: Jorginho Mello (PR) e Paulo Bauer (PSDB)
Governo: Rogério Portanova (Rede) / vice Indefinido
Senado: Diego Mezzogiorno e Miriam Prochnow (Rede)
Candidatos à Presidência da República (Ordem alfabética)
Álvaro Dias (Podemos) / Paulo Rabello de Castro (PSC)
Cabo Daciolo / Suelene Balduíno - Patriotas
Ciro Gomes / Kátia Abreu - PDT
Geraldo Alckimin (PSDB) / Ana Amélia Lemos (PP)
Guilherme Boulos / Sonia Guajajara (PSOL)
Henrique Meirelles / Germando Rigotto (MDB)
Jair Bolsonaro (PSL) / General Hamilton Mourão (PRTB)
João Amôedo / Christian Lohbauer - Novo
João Goulart Filho / Leo Alves - PPL
João Maria Eymael / Helvio Costa - DC
Luis Inácio Lula da Silva / Fernando Haddad - PT
Marina Silva (REDE) / Eduardo Jorge (PV)
Vera Lúcia /Hetz Dias – PSTU




Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.