TV GC

DICAS PARA QUEM TEM DIFICULDADE PARA DORMIR!

15/08/2018 09:33
Em primeiro lugar você não está sozinho! Estudos apontam que 60% da população tem algum problema com o sono. Isto mesmo! Insônia, roncos e pausas de respiração, bruxismo, sono não reparador e movimentos anormais durante o sono, são alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos nós, principalmente no mundo atual.
 Quando não dormimos direito ou dormimos um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. Hoje em dia já sabemos que para termos um dia produtivo ter um sono de qualidade é o ponto de partida. 
Vamos a algumas dicas para melhorarmos a qualidade de nosso sono:
1- Respeite seu horário biológico! Tenha uma rotina de sono! Você sabe o que é isso? Manter um horário regular para dormir preferencialmente nos fins de semana. Nosso corpo funciona como um relógio e tem dificuldade para mudar esta rotina rapidamente. Mas meu vizinho dorme quatro horas e está sempre bem? Cada um tem seu ritmo! Você é você e possui seu ciclo de sono e horário habitual de dormir.
2- Adeque-se ao seu peso. A obesidade é um inimigo do sono de qualidade. Faça as pazes com a balança e tenha uma vida mais saudável. Bons hábitos.
3- Tenha um ambiente tranquilo para dormir. O lugar mais tranquilo de toda a casa deve ser o quarto. Nele deve ser possível manter a escuridão e também aumentar a luminosidade. 
4- Prepara-se para dormir! Duas horas antes de seu horário habitual de sono diminua os estímulos. Isto vale para os problemas do cotidiano também: duas horas antes escreva suas pendências e as deixe para resolvê-las no outro dia.
5- Alimente-se com tranquilidade à noite e prefira refeições leves, não exagere nos carboidratos e não se exceda no álcool.
6- Evite estimulantes a noite, como chá preto, chimarrão e café. Prefira um chá relaxante.
7- Durante o dia se exponha a luminosidade natural em horários permitidos de sol, mas à noite evite luz principalmente a de equipamentos eletrônicos: celulares , ipads. Nosso corpo entende luz como horário de acordar e escuridão como horário de dormir.
8- Não fume! O tabagismo é inimigo de sua saúde e interfere negativamente no teu sono.
9- Pratique atividade física preferencialmente durante o dia! Vinte minutos de atividade física diária melhora a qualidade do teu sono. Vale caminhada! Vale pular corda! Vale dançar! Mova-se!
10- Tenha seu ritual de sono. Leia um pensamento, faça meditação, reze, converse com um amigo querido, tome um banho relaxante, faça uma massagem relaxante. Isto informa ao seu corpo que você está diminuindo seu ritmo.
11- Vá para cama com sono! Cama é o lugar de dormir. O sono ainda não chegou? Continue em um ambiente tranquilo na sala. Evite trabalhar, estudar e resolver problemas na cama. Seu cérebro é uma máquina maravilhosa e deve associar ir para cama com dormir. Se você está na cama e rolando de um lado para o outro levante-se escute uma música tranquila, mantenha a luminosidade baixa e tranquilize-se. O sono virá e quando isto ocorrer vá para sua cama.
Qualquer dúvida, converse com seu médico sobre seu sono e esclareça todas suas dúvidas sobre o tema. Dormir bem faz bem!
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.