TV GC

Você sabe o que é tontura??

15/08/2018 09:34
Você sabia que a queixa de tontura é a mais frequente nos consultórios do Sistema Único de Saúde – SUS, em pacientes após 75 anos. Isto mesmo! É um problema de saúde pública que atrapalha a qualidade de vida e põem em risco a vida de muitas pessoas.
O termo tontura é amplo e usado para definir muitos sintomas como: desmaios, desequilíbrios, sensação de cabeça vazia e sensação de que o ambiente está rodando quando ele não está.  O mais importante disso tudo é conversar e definir com seu médico exatamente o que sentimos, pois para cada sintoma temos uma investigação.
Todo paciente que apresenta escurecimento visual, sensação de desmaio, coração acelerado, por exemplo, deve consultar um cardiologista e avaliar seu risco cardiovascular. 
A tontura que vem do ouvido é chamada de vertigem; é o tipo mais comum onde o ambiente parece se movimentar. No popular é a famosa labirinte e vem acompanhado de náuseas, vômitos, podendo ser provocada ao giramos a cabeça rapidamente e em alguns casos vem acompanhada de perda auditiva e zumbido nos ouvidos.
O tipo mais comum de vertigem é a vertigem posicional benigna, que ocorre em 19% da população de idosos, e acontece devido ao acúmulo de pequenos otólitos pedrinhas em nosso sistema do equilíbrio. Os tratamentos incluem medicamentos, manobras para adaptação dos sistemas do equilíbrio e uma vida mais regrada e saudável.
Toda forma de tontura deve ser investigada, pois uma pequena parte delas podem revelar tumores e alterações clínicas graves que precisam ser tratadas de forma precoce, muitas vezes, inclusive, exigindo exames mais específicos de imagem.
Cuide de sua saúde! Os desequilíbrios aumentam as chances de queda e consequentemente internações e mortes em idosos. Converse com seu médico sobre seus sintomas e tenha uma vida mais saudável.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.