TV GC

O que é otite?

15/08/2018 09:36
Ouvimos diariamente falar sobre infecções de ouvido - o termo otite refere-se à inflamação na orelha e na mucosa do ouvido ou no tímpano. Pode ser antes da membrana timpânica conhecida como otite externa ou pode ser na membrana e atrás dela sendo chamada de média. A maioria de nós conhece sua principal característica a dor de ouvido .
A otite externa é a inflamação difusa da pele do canal auditivo acompanhado de dor, coceira, secreção, descamação, vermelhidão ou inchaço. Mas por que isto ocorre? Nosso ouvido não gosta de mudanças de ambiente. Ele possui uma temperatura ideal, então quando estamos em um ambiente quente e úmido ou quando inserimos cotonete nos ouvidos estamos levando bactérias para um ambiente que não está preparado. 
Outra situação que recebemos em nosso consultório são pacientes que foram para piscinas ou praias e que estão mais suscetíveis para otites externas. Por esta razão, não devemos limpar nossos ouvidos na parte interior. A maneira correta de limpar nossos ouvidos é com uma gaze na parte externa em nosso dedo. Não se insere nada dentro do ouvido.
A outra otite famosa – otite média aguda – é uma das causas mais comuns de atendimento médico na infância, correspondendo a um terço das consultas, e 25 a 40% das prescrições de antibióticos orais. Aos 7 anos, aproximadamente 90% das crianças terão apresentado um episódio de otite média aguda; 75 % terão apresentado 3 ou mais episódios. Quem mais sofre com as otites tem de 6 meses a 24 meses e mais da metade iniciam com um resfriado comum.  O aleitamento materno e o tratamento das alergias auxiliam e muito na prevenção de otites de repetição e são sempre orientados pelo médico. Então estes são apenas dois tipos de otites que acometem adultos e crianças, o que reforça que qualquer desconforto auditivo deve ser investigado pelo médico e por seu otorrinolaringologista. Não é normal sentir desconforto auditivo ou ter infecções de repetição. Todo acometimento em nossos ouvidos precisa ser investigado, tratado e acompanhado até a resolução.
Ouvir bem faz bem! O cuidado com a audição começa ainda no útero materno e se prolonga por toda nossa vida. As células que promovem a audição e equilíbrio não se renovam! Consulte seu médico converse com ele sobre sua audição quando sentir dificuldade auditiva, zumbido nos ouvidos, dor nos ouvidos ou coceira. Consulte!
É mais comum em crianças nas idades entre 6 e 36 meses, embora possa acontecer em qualquer idade, geralmente devido a hábitos de higiene prejudiciais. Em geral, é um problema corriqueiro e de fácil resolução, porém, sempre que a dor se estender, é preciso tomar precauções para evitar maiores complicações.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.