TV GC

Zumbido nos ouvidos é normal?

15/08/2018 09:43
A resposta é não! O Zumbido é uma ilusão auditiva pode ser descrito como apito, cigarra, chiado, vento no ouvido e pulsáteis. Pode ser unilateral ou bilateral.  É considerado um sintoma otológico (próprio do ouvido), mas envolve muitos sistemas do nosso corpo. No Brasil temos uma prevalência de 22% da população, principalmente em mulheres, se acentuando com o envelhecimento.
Todo o zumbido deve ser investigado e o médico que começa sua investigação é o seu otorrino. Ainda não é claro o real mecanismo do zumbido uma vez que temos pacientes com perdas auditivas severas que não apresentam zumbido e em contrapartidas pacientes com leves perdas auditivas com zumbido intratável. O que já sabemos é que a cóclea (órgão da audição) ao perder células gera alguns sons compensatórios que são interpretados pelo nosso cérebro como som real, mas na verdade não é. Algumas pessoas fazem associações negativas com este som e são reconhecidas de forma consciente como algo estranho para o corpo. Por isto observamos uma relação estreita com sintomas depressivos e ansiedade relacionados a zumbido e momentos de intenso stress.
Temos outras causas para zumbidos que sempre devem ser avaliadas, como por exemplo, causas cardiovasculares como pressão alta e aterosclerose. Outros fatores de risco que devemos ficar atentos são: alterações de tireoide, asma e más-formações vasculares cervicais que podem gerar zumbidos pulsáteis.
Atualmente, tem se discutido o papel importantíssimo da dentição no zumbido. Qualquer alteração na articulação temporomandibular (popularmente os carrinhos) podem causar zumbido e dor no ouvido. Por isso o papel do dentista na prevenção do zumbido.
Sempre é bom lembrar que temos tumores raros que crescem entre o ouvido e o cérebro que podem se manifestar como zumbido sendo de crescimento lento e gradual.
Cuide da sua saúde. Evite tabagismo, se mantenha no seu peso, pratique atividades físicas regularmente, não se exponha a barulho sem proteção e consulte seu otorrino ao sinal de diminuição auditiva, zumbido ou piora de seus sintomas de ouvido nariz e garganta
Ouvir bem é uma joia!!!

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.