Geral
17/08/2018 14:14 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Você sofre de tontura??

Você sabia que a queixa de tontura é a mais frequente nos consultórios do SUS em pacientes após 75 anos no Brasil. Isto mesmo! É um problema de saúde pública que atrapalha a qualidade de vida e põem em risco a vida de muitas pessoas.
O termo tontura é amplo e usado para definir muitos sintomas como: desmaios, desequilíbrios, sensação de cabeça vazia e sensação de que o ambiente está rodando quando ele não está.  O mais importante disto tudo é conversar e definir com seu médico exatamente o que sente, pois para cada sintoma temos uma investigação. 
Todo paciente que apresenta escurecimento visual, sensação de desmaio, coração acelerado por exemplo, deve consultar um cardiologista e avaliar seu risco cardiovascular. A vertigem, tontura que provém do ouvido, é o tipo mais comum, onde o ambiente parece se movimentar. Popularmente conhecida como labirinte, ela vem acompanhada de náuseas, vômitos podendo ser provocada ao girarmos a cabeça rapidamente e em alguns casos vem acompanhada de perda auditiva, zumbido nos ouvidos.
O tipo mais comum de vertigem é a vertigem posicional benigna, que ocorre em 19% da população de idosos ocorre com o acúmulo de pequenos otólitos pedrinhas em nosso sistema do equilíbrio. Os tratamentos incluem medicamentos, manobras para adaptação dos sistemas do equilíbrio e uma vida mais regrada e saudável.
Toda forma de tontura deve ser investigada, pois uma pequena parte delas podem revelar tumores e alterações clínicas graves que precisam ser tratadas de forma precoce, muitas vezes, inclusive, exigindo exames mais específicos de imagem.
Cuide de sua saúde! Os desequilíbrios aumentam as chances de queda e consequentemente internações e mortes em idosos. Converse com seu médico sobre seus sintomas e tenha uma vida mais saudável.

Leia também...