RIQUEZA
14/09/2018 11:22 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Riqueza conquista média de 7.3 na educação superando meta do MEC para 2021 O resultado do Ideb aferido no município foi de 7.3, superando em um ponto e meio a média nacional e em um ponto a média estadual, para o mesmo grau de escolaridade avaliado. Foram avaliados os alunos do ensino fundamental, séries iniciais 5º anos

Profissionais da educação de Riqueza (Foto: Ascom Prefeitura)
Foi divulgado na quinta-feira, dia 30 de agosto, pelo Ministério da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A avaliação foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base em questionários para alunos de todo o país. O estudo é realizado a cada dois anos. Em Riqueza, a avaliação foi realizada no Centro Educacional Izabel Bassani e Centro Educacional Nedyr Spezzatto em nível municipal onde foram avaliados os alunos do ensino fundamental, séries iniciais 5º anos. 
O resultado do Ideb aferido no município foi de 7.3, superando em um ponto e meio a média nacional e em um ponto a média estadual, para o mesmo grau de escolaridade avaliado. Também, o resultado mostra uma progressão, sendo que em 2015 era de 6.8; com o resultado de 2017, Riqueza já superou a meta estabelecida pelo MEC para 2021, que é de 6.5.
De acordo com a secretária de Educação, Elení Endrigo, este é resultado de um trabalho qualificado. “Nos empenhamos em possuir os materiais pedagógicos de excelência disponíveis no mercado, estamos sempre em busca das novas tecnologias, oferecendo capacitações e oportunizando aos profissionais os instrumentos necessários para um planejamento atual e diferenciado que atinja as diversidades dos alunos”, pontua.
Elení explica ainda que no município, os questionários foram aplicados pela própria coordenação do Inep, o que garante total lisura no processo de aferição. “Essa melhoria deve continuar e aumentar na próxima avaliação, em função dos objetivos e das metas que traçamos. Nosso índice no Ideb, foi extremamente positivo. Vamos continuar trabalhando para aumentar ainda mais o nível do nosso município, este resultado é fruto de um trabalho integrado, feito de forma conjunta com os professores, demais profissionais e alunos, o que possibilita um diagnóstico de todo o conjunto. Nossas escolas passaram a ser uma equipe, que trabalha pelo crescimento coletivo da educação municipal e essa nota do Ideb é uma prova de que estamos no caminho certo”, afirma.
O prefeito Renaldo Mueller explica que o resultado do Ideb é um reflexo do empenho de todos, o que é essencial para que os índices estabelecidos sejam alcançados. “O índice que nossas escolas municipais alcançaram foi muito acima da média e isso é consequência de muito trabalho, esforço, planejamento e organização de cada um dos professores e profissionais envolvidos, numa batalha concentrada em melhorar a educação do nosso município e contribuir também para a melhoria do país”, conclui.

Galeria de fotos

Fonte: Ascom Prefeitura/Jornal Expresso d'Oeste

Leia também...