RIQUEZA
21/09/2018 14:42 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Encontro do Grupo de Gestantes aborda orientações médicas O encontro foi ministrado pela enfermeira Caroline Simionato e o fonoaudiólogo Luciano Ricardo Petry

O próximo encontro será no dia 11 de outubro (Foto: Ascom Prefeitura)
Na quarta-feira, dia 12 de setembro, ocorreu mais um encontro do Grupo de Gestante do município de Riqueza, que foi ministrado pela enfermeira Caroline Simionato e o fonoaudiólogo Luciano Ricardo Petry.
A enfermeira abordou sobre a importância da participação dos pais na gestação, onde eles também precisam realizar os testes rápidos pré-natais, para proteger o bebê de HIV, Hepatite e evitar Sífilis congênita, quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, maiores as chances de proteger a criança. Outro tema abordado foi o exercício que pode ser realizado na gestação e seus benefícios, como: diminuir a dor nas costas e ansiedade, facilitar o parto, excelente método não farmacológico no alivio da dor no trabalho de parto, prevenir parto prematuro, acelerar a recuperação pós-parto, entre outros assuntos.
Um dos pontos abordados pelo fonoaudiólogo foi a sucção, ato reflexo que é observado desde a vida intrauterina. Segundo ele, o aleitamento natural configura-se como o mais favorável à adequação das estruturas mio-funcionais orais. Ele ressaltou, ainda, que o aleitamento materno fortalece os músculos dos lábios, boca e língua, preparando estes órgãos no aprendizado da fala. 
No encontro, as gestantes também aprenderam sobre posição e pega adequada para uma amamentação de sucesso. Os hábitos orais inadequados que envolvem a chupeta e a mamadeira também foram abordados. “Os hábitos orais são comportamentos repetidos que se tornam automáticos e inconscientes. A longo prazo, esses hábitos tornam-se prejudiciais ao desenvolvimento das estruturas orofaciais e das funções de mastigação, deglutição, sucção, respiração e articulação da fala”, pontuou Luciano. O próximo encontro será no dia 11 de outubro.

Galeria de fotos

Fonte: Ascom Prefeitura/Jornal Expresso d'Oeste

Leia também...