TV GC

Meteorologia indica que há condições para cair neve em Santa Catarina nesta tarde

Previsão indica possibilidade de neve na Serra de SC ainda nesta segunda-feira A chance ainda é pequena e restrita às áreas mais altas da Serra e do Meio-Oeste do Estado

Geral - 16/07/2012 14:32 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

A previsão meteorológica da Epagri/Ciram indica que há uma pequena possibilidade de neve entre a Serra e o Meio-Oeste de SC a partir da tarde desta segunda-feira. Desde o início do dia há uma chuva fraca nestas regiões. Nesta manhã, houve o registro de geada em Urubici. O fenômeno deixou o cenário com tons brancos nas primeiras horas do dia.

O registro mais recente de neve foi no último dia 08, quando poucos flocos caíram no fim de tarde de um sábado no alto do Morro da Igreja. Apenas os militares da Aeronáutica que trabalham no local registraram o fenômeno.

Na semana passada, as baixas temperaturas fizeram a água congelar na encosta de morros, sobre a vegetação e até solidificar a lâmina d'água sobre os córregos em Urubici, na Serra.

A meteorologista Gilsânia Cruz alerta que a possibilidade de nevar nos pontos mais altos do Estado é pequena, mas existe. O fenômeno que pode ocorrer entre o fim de tarde desta segunda e a manhã de terça-feira, não deve voltar a ocorrer nos dias seguintes por mudanças meteorológicas.

Por volta de 11h, as temperaturas na Serra estavam típicas de inverno. O registro mais baixo foi em Bom Jardim da Serra, com 2,2ºC. Em Urupema, a mínima era de 6ºC e em Painel os termômetros marcavam 5ºC. A região de Florianópolis estava com 16ºC, a mais alta no horário em SC.

Como a quantidade de nuvens aumentou em todas as regiões, há possibilidade de chuva a partir de terça-feira em todas as regiões, o que deve fazer com que a sensação térmica seja ainda mais baixa. Entre Florianópolis e o Litoral Norte, os volumes de chuva devem ser mais expressivos, segundo a Epagri/Ciram.

Conforme o meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski, pelo frio forte que faz na serra, em superfície e altitude, e pela umidade da região não se descarta chuva congelada e o congelamento de gotas em pequenas pedras parecidas com granizo. Para ele, a possibilidade de nevar é muito remota e em pontos altos como Morro da Igreja.

Puchalski explica que a dificuldade da neve existe porque há uma camada da atmosfera em que o frio não será tão forte para manter os flocos de neve da base da nuvem até o solo, podendo "derreter" antes de chegar ao chão.


Mar agitado

A previsão de agitação no mar permanece ainda nesta segunda-feira, com ondas que podem chegar a 2,5 metros de altura próximo à costa e picos de até 3,5 metros. A condição oferece risco para a navegação de pequenas e médias embarcações.

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.