TV GC

Curso da Clínica Arte e Face integrará odontologia de alta complexidade

Ciência - 16/07/2012 17:50 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

A clínica Arte e Face – Centro Avançado de Implantodontologia, Cirurgia e Prótese –, de Chapecó, está organizando o curso: “Forma: Retrato da Função, cirurgia ortognática e ATM, diagnóstico e tratamento, resultados previsíveis e estáveis, desmistificando o preparo ortocirúrgico”O curso será ministrado no próximo dia 25, quinta-feira, às 19 horas, no Hotel Bertaso, na avenida Getúlio Vargas, 525, centro de Chapecó.

O objetivo é proporcionar um curso de alta qualidade sobre um tema de grande relevância para a odontologia, ministrado pelo professor Daniel Serra Cassano, de Araraquara (SP).

O foco será as patologias articulares que requerem intervenção cirúrgica e alertam sobre os pontos importantes do diagnóstico que muitas vezes passam desapercebidos na clínica diária, especialmente nos pacientes ortocirúrgicos.

De acordo com o coordenador do evento, cirurgião bucomaxilofacial Silvio Mauro Gallon, diretor da Clínica Arte e Face, as queixas de DTM com sinais e sintomas de dor miofascial são freqüentes. Muitos têm, concomitante, necessidade de tratamento ortodôntico ou ortocirúrgico. Alguns desses pacientes necessitam cirurgia articular, através de técnicas cientificamente estabelecidas e com resultados controlados comprovados.

As vagas são limitadas. O interessado deve fazer inscrição e confirmar presença pelo telefone: (49) 3323-3636 com Ana, ou pelo e-mailanalice@arteeface.com.br

O curso em  Chapecó será a primeira atividade de  um ciclo de ações e eventos que visam o aprimoramento científico e o constante debate em torno de temas atuais da área de odontologia. O curso tem o apoio da Hospitália - Cirúrgica Catarinense.

Daniel Serra Cassano é graduado pela Faculdade de Odontologia de Araraquara (Unesp), especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buxo-Maxilo-Facial (CTBMF), da Universidade Federal de Uberlândia e Conselho Federal de Odontologia. Concluiu o Fellowship in Oral and Maxillofacial Surgery at Baylor University Medical Center – Dallas – TX – (2007-2008) coordenado pelo doutor Larry Wolford.

Participa da Sociedade Americana de Cirurgiões de ATM, leciona na área de ortognática dos cursos de especialização em Ortodontia da APCD de Araraquara, do GESTOS, Unifran, São Leopoldo Mandic. É professor convidado da especialização em ortodontia da FAEPO (UNESP). Ministra cursos de formação em ortognática para CTBMF desde 2002. Também é professor do curso de formação em cirurgia de ATM para CTBMF desde 2008.

 

Qualidade de vida e bem-estar trazem  benefícios à saúde

Perceber as conexões entre corpo, mente e espírito e ter consciência sobre os cuidados no dia a dia são atitudes que interferem diretamente no estilo de estilo de vida das pessoas. A fisioterapeuta Mariana Dias de Carli, da Reichmann Ortopedia de Chapecó salienta que alimentação saudável e nutritiva, peso adequado, exercícios físicos com acompanhamento profissional, evitar fumo, ingerir álcool moderadamente e gerenciar o estresse são alguns dos fatores fundamentais para manter a qualidade de vida e bem-estar.

Segundo a fisioterapeuta, as crenças e os pensamentos exercem grande influência no estado emocional das pessoas, interferindo na saúde do corpo. Pesquisas recentes revelam o surgimento de uma nova área de pesquisa médica conhecida como psiconeuroimunologia - estudo das interações entre comportamento e os sistemas nervoso, endócrino e imunológico. Surgiu após percepção de que o sistema imunológico não trabalha de forma autônoma.

De acordo com a organização mundial de saúde (OMS), 80% dos casos de infarto e derrame e 40% dos casos de câncer podem ser evitados com hábitos saudáveis. Conforme pesquisas da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), que estuda estratégias para afastar o problema, 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem as consequências do estresse.

O estresse é uma patologia moderna, que resulta da indisciplina imposta pelo estilo de vida atual e pode ocorrer em função de fatores relacionados à família, trabalho e ambiente social.  “Portanto, a postura adequada em relação à maneira de conduzir determinadas situações aliada a uma alimentação saudável e atividades físicas regulares, são fatores essenciais para a qualidade de vida e bem-estar”, conclui Mariana.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.