TV GC

Animais morrem envenenados e são vítimas de maus tratos

Só a ONG Amigo Bicho registra todo mês cerca de 10 casos de animais que sofreram algum tipo de mau trato em São Miguel do Oeste

Geral - 17/07/2012 18:03 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

SÃO MIGUEL DO OESTE

 

Todo mês, a ONG Amigo Bicho de São Miguel do Oeste recebe cerca de 10 denúncias de maus tratos a animais. Segundo a presidente da Organização, Josefina da Silva, só no Bairro São Jorge foi registrada a morte de sete gatos por envenenamento. Já no bairro Estrela, cinco cachorros e dois gatos também morreram envenenados. Em menos de um mês, o Jornal Gazeta Catarinense teve dois cachorros mortos. Os animais eram mantidos no pátio da sede do jornal, fechados, mas mesmo assim acabaram envenenados. 

Segundo o médico veterinário Alexandre Barros, um dos venenos mais utilizados é o chamado chumbinho. “O veneno, usado para matar ratos, está sendo utilizado para matar gatos e cachorros. A venda do chumbinho é proibida, mas as pessoas estão comprando em algum lugar e poderão responder criminalmente por isso”, frisa o veterinário. O chumbinho pode matar o cachorro em cinco a dez minutos. Às vezes nem dá tempo de o proprietário perceber que há algo de errado com o animal.

Dependendo do caso e da quantia de veneno consumido, o animal pode apresentar salivação intensa, olhos vidrados, problemas gastrointestinais, tremores, hemorragias e vômito.  Em caso de dúvida, o proprietário do animal deve procurar imediatamente um médico veterinário. “O dono do animal também deve manter longe do alcance dos animais materiais tóxicos, como os de limpeza. Os animais são muito curiosos e a intoxicação pode ocorrer acidentalmente”, alerta Alexandre.

Os maus tratos aos animais não se resumem ao envenenamento. “Há um mês um rapaz prendeu o rabo de um gato na porta do seu veículo e ficou arrastando o animal, repetindo por várias vezes o mesmo percurso”, menciona a presidente da ONG, Josefina da Silva. Só este ano a ONG também atendeu três casos de cães que tiveram cortes no pescoço, devido ao uso inadequado de cordas ou coleiras. O corte da cauda e orelha também figura como mau trato. A prática aceita há anos agora é considerada como uma mutilação, já que o procedimento é estético e não traz nenhum benefício ao animal.

A pena para quem pratica ato de abuso, maus tratos, fere ou mutila animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos é de três meses a um ano de detenção. A lei federal número 9.605 de 1998 também prevê o aumento da pena caso o animal morrer. “Além de responder criminalmente, a pessoa que praticar maus tratos será autuada administrativamente, com multa que pode variar de R$ 500,00 a R$ 3 mil reais por animal”, informa o tenente da Polícia Militar Ambiental, SadiomarAntonioDezordi. Só no ano passado, a Polícia registrou cinco processos penais por crimes de maus tratos a animais.

CASTRAÇÃO DIMINUI ABANDONO

Hoje, 20 animais que sofreram algum tipo de mau trato, como mutilação e espancamento, estão sob os cuidados da ONG e aguardam adoção. “Hoje o abandono é uma das principais formas de mau trato. Estes animais ficam em lugares inadequados, são atropeladas ou acabam doentes”, lamenta Josefina.

A castração de cães e gatos é uma solução para evitar a superpopulação de animais e diminuir os casos de abandonos. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a castração não afeta a saúde do animal”, afirma o médico veterinário Alexandre Barros. A castração deve ser feita apenas por um médico veterinário, sob efeito de anestesia para o animal não sentir dor.

Antes de comprar um cão ou um gato, o proprietário deve pensarque eles vivem em média 15 anos e que os animais podem crescer e precisar de um espaço maior. “Antes de comprar ou adotar um animal de estimação é preciso pesquisar a raça. Os animais precisam receber vacinas preventivas, viver em locais apropriados, serem alimentados e, como nós, também precisam de cuidados médicos”, finaliza Josefina.

Fonte: Karine Bender e Marcelo Both
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.