TV GC

Cartórios registram 25 pedidos de impugnações na Região

Entre as ações movidas estão pedidos de impugnação contra as candidaturas de Roque Meneghini (PSD), candidato a prefeito em Guaraciaba, e Otile Mocellin (PPS), candidato a vice-prefeito em Bandeirante

Política - 18/07/2012 13:52 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

REGIÃO

 

         Os cartórios eleitorais de São Miguel do Oeste, Anchieta, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Mondai e São José do Cedro ajuizaram 25 ações de impugnação, sendo seis contra candidaturas ao executivo, duas contra coligações e o restante contra candidatos ao Legislativo. Alguns pedidos até estavam previstos, porém, outros surpreenderam, como no caso dos pedidos contra as candidaturas ao executivo de Guaraciaba e Bandeirante.

Em Guaraciaba a ação foi ajuizada pela coligação de situação contra o candidato a prefeito Roque Meneghini (PSD). A ação é argumentada no fato de que Meneghini teve contas rejeitadas no ano de 2004, quando era presidente da Câmara de Vereadores. O caso foi julgado em 2007, em desfavor do candidato.

No caso de Bandeirante, a ação foi contra o candidato a vice-prefeito pela chapa de oposição, Otile Mocellin (PPS). O pedido é fundamentado em ato de improbidade administrativa que teria sido cometida no período em que o candidato era vice-prefeito no mandato de José Berti. No processo, Mocellin é acusado de uso de bem público em benefício particular, com utilização de maquinário da prefeitura.

         No Cartório Eleitoral de São Miguel do Oeste foram 11 pedidos, sendo seis deles do município sede, dos quais dois contra os candidatos a prefeito Nelson Foss da Silva (PT) e João Valar (PMDB), que já eram aguardados. Dos outros quatro, dois são contra coligações, devido à intervenção ocorrida no PTB, o qual participa das duas coligações. Dessa forma, uma coligação entrou com pedido de impugnação contra a outra. Os outros dois pedidos de impugnação partem da chapa de situação contra duas candidatas do PMDB ao Legislativo.

         No Cartório Eleitoral de São José do Cedro, além do pedido de impugnação do Ministério Público à candidatura de Plínio de Castro (PP), mais duas ações foram movidas contra as candidaturas a vereador de Paulo Roberto Wolfart (PP) e Adão da Silva (PP).Em Dionísio Cerqueira, houve apenas dois pedidos contra candidaturas ao Legislativo. A mesma situação ocorre em Mondai, onde quatro vereadores tiveram ações movidas contra suas candidaturas. Em Itapiranga o Cartório Eleitoral ajuizou duas ações: uma contra o candidato a vereador de Tunápolis, Arno Müller (PMDB), e outra contra o candidato a vice-prefeito de Itapiranga, Tarcísio Kummer (PT).

Em Anchieta, a coligação de situação entrou com três pedidos de impugnação contra os candidatos a vereador Odacir Prevedello (PMDB), Mario Dal Castel (PMDB) e Eduardo Rafael Schneider (PSD). A partir de notificados, os candidatos têm sete dias para montar defesa. Com os prazos de análise, a decisão deve sair em torno de 14 dias após a notificação.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.