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Massa de ar frio e seco empurra a instabilidade e deixa o céu limpo em SC

Temperaturas voltam a diminuir em todo o Estado a partir desta quarta-feira

Geral - 18/07/2012 14:52 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

A chuva que atinge Santa Catarina desde o fim da tarde de segunda-feira e se mantém em parte desta quarta é resultado da atuação de uma área de baixa pressão. Desde esta manhã, porém, uma massa de ar frio e seco vindo do Rio Grande do Sul avança sobre o Estado, empurrando a instabilidade para o oceano. Desta forma, o tempo começa a melhorar do Sul para Norte.

De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em SC, a ação dessa massa de ar frio e seco deve manter o tempo estável em todo o Estado até o início da próxima semana.

Com isso, as temperaturas devem cair de forma gradativa em todas as regiões. Na Serra, por exemplo, a mínima pode chegar a 3ºC nesta quarta, 0ºC na quinta e -1ºC na sexta-feira. No sábado, a temperatura deve voltar a subir, mas não muito, chegando a 4ºC.

A chuva que caiu entre segunda e terça-feira foi mais intensa na região do Alto Vale do Itajaí. Rio do Campo, por exemplo, registrou em 24 horas, 57,4mm de chuva. O período em que choveu mais foi por volta do meio-dia de terça-feira, chegando a 5mm. Petrolândia, no Alto Vale, registrou 16,39mm. A média para o mês de julho naquela região varia entre 115mm e 120mm.

No Planalto Norte, Papanduva e Três Barras registraram 26.99mm e 29mm. Lebon Regis e Tangará, no Meio-Oeste, tiveram uma volume de 22,39mm e 21,6mm. Itapoá, no Litoral Norte, apresentou 38,99mm e Bom Retiro, no Planalto Serrano, 24.99mm.

Todas as outras regiões, segundo a Epagri/Ciram, tiveram volumes que variaram entre 7mm e 15mm. O órgão informou, ainda, que estes volumes estão normais para o período e não representam risco de enchentes e, aos poucos, os ventos devem diminuir, melhorando, inclusive, as condições do mar.

Essa chuva, porém, compromete a visibilidade e pode criar lâminas d’água nas pistas, exigindo mais atenção dos motoristas nas estradas, evitando a aquaplanagem e acidentes mais graves.

Fonte: DC
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