TV GC

Ficha Limpa é lei e tem que ser cumprida, diz presidente do TSE em visita a SC

diz a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia A ministra esteve em Florianópolis, nesta sexta-feira, para falar com os juízes eleitorais do Estado

Política - 20/07/2012 14:15 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Para a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia Rocha, as eleições deste ano trarão novos desafios à Justiça Eleitoral. Pela primeira vez, ultrapassou-se a marca de meio milhão de candidatos em todo o país, o que deve representar um maior volume de trabalho, já que o número de questionamentos judiciais também deve ser maior.

Além disso, a eleição de 2012 será a primeira em que a Lei da Ficha Limpa será aplicada em sua totalidade. Cármen Lúcia afirmou que, embora a falta de jurisprudência seja um complicador, o Tribunal Superior Eleitoral está fornecendo todo o suporte para auxiliar os juízes eleitorais neste processo.

_ A lei é para ser aplicada, não é conselho e nem um aviso _ destacou a presidente do TSE.

Outro fator de preocupação é a utilização das redes sociais. Embora a internet e o Twitter já tenham sido usadas nas eleições de 2010, neste ano o número de pessoas conectadas nas chamadas novas mídias é muito maior. Cármen Lúcia afirmou que as redes sociais são livres e que supostos abusos terão que ser analisados caso a caso.

_ O nosso desafio é garantir a liberdade de expressão e o uso das novas mídias, mas garantir também a dignidade do outro _ assinalou a ministra.

O encontro reúne 85 dos 105 juízes eleitorais catarinenses. Na parte da manhã, o debate é focado nas questões judiciárias da eleição, sendo que à tarde serão abordados assuntos como gestão de pessoal e recursos, planejamento das eleições, segurança do processo eleitoral e prestação de contas de campanha.

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.