TV GC

De Nadal discute futuro da produção de tabaco

Política - 14/05/2012 15:11 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

FLORIANÓPOLIS

 

    Em busca de melhores condições para o setor produtivo de tabaco, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) recebeu esta semana os integrantes da Comissão Estadual de Tabaco. O deputado estadual Mauro De Nadal participou do evento, no qual o diretor de política agrícola da Fetaesc, Luiz Sator, explicou que o objetivo da entidade não é incentivar o aumento no consumo de tabaco, mas lutar pelos interesses dos produtores queem Santa Catarinasomam cerca de 57 mil famílias dependentes desta cultura. “Temos o tabaco mais valorizado do mundo e precisamos lutar para manter a qualidade e buscar alternativas de cultivo equivalentes para os produtores”.

     Mauro De Nadal se colocou à disposição dos produtores rurais para levar as dificuldades enfrentadas pelo setor aos demais parlamentares, no sentido de sensibilizar os mesmos sobre a importância socioeconômica do cultivo de tabaco no Estado. “Não podemos implantar medidas de forma autoritária e impositiva. Muitas famílias se sustentam com o plantio de fumo, por isso essa questão deve ser debatida de modo a não prejudicar esses produtores”, declarou De Nadal.

    O tabaco brasileiro é o 3º produto agrícola da pauta de exportações primárias brasileiras. Também é o 6º produto mais exportado do agronegócio brasileiro e o 2º da pauta de exportações do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, mesmo com toda esta relevância econômica, a produção é ameaçada por constantes medidas restritivas. O setor já sofreu com os impactos de medidas como a proibição do uso de ingredientes na fabricação de cigarros, como por exemplo, o uso de aromatizante.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.