TV GC

Frio dentro da média e chuva acima do esperado marcam o inverno deste ano até agora em Santa Catarina

Novo El Niño que pode fazer com que os próximos meses também sejam chuvosos no Estado

Geral - 01/08/2012 17:53 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Informações da Central RBS de Meteorologia indicam que este inverno não tem apresentado grandes alterações em relação o que se registra normalmente. Algumas regiões, porém, apresentaram um frio mais intenso, inclusive, com tardes mais geladas.

Mapas mostram que a Serra catarinense foi a região que apresentou mais frio: 2ºC abaixo do que normalmente ocorre. No Planalto Norte, Caçador, Matos Costa, Porto União também tiveram dias amanhecendo mais frio. Já o Extremo-Oeste tem sido 1ºC mais quente que de costume.

Durante o inverno, as temperaturas máximas ocorrem durante a tarde e também seguem um padrão. Este ano os meteorologistas chamam a atenção para uma anomalia na Serra que tem apresentado temperatura de 1 a 2ºC menor, ou seja, tardes mais frias. Este fenômeno também ocorreu no Oeste. No Sul, porém, essa temperatura ficou acima da média em 1ºC.

Choveu mais do que a média

Se o frio não apresentou grandes alterações neste inverno, o mesmo não pode ser dito sobre a chuva. Choveu mais que o normal em todo o Estado até agora. Isso, inclusive, explica as temperaturas mais baixas no período da tarde.

Só em julho, Rio do Campo, no Alto Vale, registrou um dos maiores volumes de chuva, 310 mm, mas o destaque ficou para Itajaí que, apesar de ter apresentado um volume menor, bateu o recorde dos últimos 30 anos: 213,4 mm.

De acordo com a Epagri/Ciram — órgão que monitora as condições climáticas em SC—, esta condição de mês mais chuvoso se repetiu em julho de 2011, 2010 e 2009. Em 2008, porém, foi registrado um mês mais seco que o normal.


O Fórum Catarinense de Clima chama a atenção para um novo El Niño que já dá sinais de ocorrência na região de monitoramento que é o Oceano Pacífico na linha do equador entre América do Sul e Austrália. Caso isso se confirme, os próximos meses podem registrar chuva acima da média o que, para a agosto, significa chover mais 143 mm no Oeste.

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.