TV GC

Santa Catarina aumenta em 29% volume de transplantes em 2012

Estado é o que tem mais doadores: 26,9 por milhão de habitantes

Ciência - 01/08/2012 17:57 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Santa Catarina se mantem no topo do ranking de doadores no país. Nos primeiros quatro meses de 2012, o Estado registrou 26,9 doadores por milhão de habitantes, quase o dobro do índice nacional. Foi a melhor média entre os estados do Brasil. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, Santa Catarina aumentou em 29% este tipo de cirurgia no sistema público. 

Em números, apenas pelo SUS foram 277 transplantes nos quatro primeiros meses de 2012, ou seja, são 63 procedimentos a mais do que no mesmo período no ano passado.

Para o coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, os números refletem os investimentos na preparação dos profissionais que trabalham diretamente na abordagem da família e no acompanhamento do potencial doador. 

Segundo Andrade, o número de negativas em Santa Catarina é baixo exatamente pela preparação em todo o processo. O Estado tem 46 equipes que trabalham com transplante, uma central e três Organizações de Procura de Órgãos.

Na segunda-feira, o Ministério da Saúde e o Facebook anunciaram uma campanha para incentivar a doação de órgãos. A ferramenta permite identificar e estimular usuários que têm interesse em se tornar doador. A informação pode ser adicionada na Linha do Tempo através da atualização de status na função Saúde e Bem-Estar.

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.