TV GC

Programas Mesário e Universitário Voluntário buscam apoio de cidadãos

Política - 03/08/2012 15:04 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina preparou dois programas para os cidadãos que querem trabalhar como voluntários nas eleições municipais deste ano. Estudantes universitários poderão prestar serviços para a Justiça Eleitoral e também atuar no pleito através do Universitário Voluntário, enquanto aqueles que não estão nessa condição poderão se cadastrar no Mesário Voluntário para desempenhar a função nas eleições.
 
Mesário Voluntário
 
De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o mesário que atuar no pleito terá direito a se ausentar do trabalho pelo dobro de dias que prestou serviço à Justiça Eleitoral. Ele também pode ser beneficiado em concursos públicos que utilizem a participação no dia das eleições como critério de desempate e, na data do pleito, terá direito a um vale-alimentação no valor diário de R$ 22,00.
 
Para se inscrever como voluntário, o cidadão pode procurar o cartório eleitoral de sua cidade ou preencher um cadastro no site do TRESC.
 
Universitário Voluntário
 
A proposta é firmar parcerias entre os juízos eleitorais e interessados com as universidades para que as horas trabalhadas na Justiça Eleitoral e também nas eleições deste ano sejam convertidas em créditos nas atividades extracurriculares do curso.
 
O acerto dos convênios caberá às zonas eleitorais e às unidades de ensino que, após aprovado, será publicado no Diário Oficial da União.
 
Confira mais informações sobre os dois programas neste vídeo.
 
Por Mariana Eli / Elstor C. Werle
Assessoria de Imprensa do TRESC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.