TV GC

Câmeras do robô Curiosity captam imagens em 3D de Marte

Duas das 17 lentes do veículo mostram o que há à frente e atrás dele. Nasa também divulgou onde caiu cada parte após o pouso na segunda (6).

Ciência - 08/08/2012 14:32 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Duas das 17 câmeras do robô Curiosity registraram imagens em 3D de Marte, vistas das partes frontal e traseira do jipe, que está no planeta vermelho desde segunda-feira (6). A missão de pelo menos dois anos vai coletar e analisar rochas e materiais do solo em busca de elementos-chave para a vida.

À frente do veículo, aparece uma pequena porção do Monte Sharp, um pico de 5,5 km de altura.

Atrás dele, dá para ver uma das rodas no canto inferior direito. O ponto brilhante é a luz do Sol.

Trás Curiosity 3d marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Traseira do Curiosity mostra uma das rodas no canto inferior direito e a luz do Sol 

Os controladores da missão, no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial americana (Nasa), têm feito testes para verificar o funcionamento de todos os sistemas e das câmeras do robô. Essas duas em 3D se chamam Hazard-Avoidance ("fuga do perigo", em inglês).

Como o Curiosity faz registros em ultra grande-angular, o resultado é depois "endireitado" pelos técnicos, para corrigir distorções.

O robô é capaz de captar fotos coloridas por meio da câmera Mars Descent Imager (Mardi), que fica no chassi do veículo e registra tudo em uma resolução de 1.600 x 1.200 pixels, com cinco frames por segundo.

Até agora, estão disponíveis apenas imagens em baixa resolução, mas ao longo dos próximos meses devem chegar outras bem definidas.

Na terça-feira (7), foi divulgado o primeiro vídeo com frames coloridos do pouso do Curiosity, que desceu na altura da Cratera Gale – do tamanho dos estados americanos Connecticut e Rhode Island juntos –, ao sul do equador marciano.

A cobertura de uma das principais lentes do veículo havia sido atingida por poeira, mas o problema já foi resolvido e as fotos estão mais claras.

A Nasa também liberou uma imagem mostrando onde aterrissou cada uma das partes enviadas a Marte: o Curiosity, o escudo térmico, a base da cápsula, o paraquedas e o guindaste usados no pouso.

Curiosity pouso (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Imagem aponta onde cada parte do material usado no pouso do jipe caiu em Marte

A imagem abaixo indica no ponto verde onde os cientistas estimam que o Curiosity esteja.

Local pouso Curiosity (Foto: Nasa/JPL-Caltech)
Local estimado de aterrissagem do veículo é destacado com um ponto verde-limão 

Para ver mais fotos de Marte divulgadas pela agência espacial americana, clique aqui. Quem quiser acompanhar as aventuras do jipe-robô pelo planeta vermelho, há o site da missão e também o da Nasa. Nas redes sociais, os responsáveis pelo projeto também têm feito atualizações no Facebook e no Twitter.

estatico curiosity (Foto: Arte/G1)
Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.